Plastic Mangueiras aposta em ERP

0
2


A Plastic Mangueiras, empresa de mangueiras para usos doméstico e técnico, acabou de adotar o Datasul EMS, sistema de gestão empresarial (ERP). A implementação, que foi feita pela Datasul Global, teve inicío em outubro de 2005 quando a companhia resolveu trocar o sistema de desenvolvimento próprio pelo Datasul EMS 2.04 e adquiriu os módulos Administração Financeira, Logística, Vendas e Distribuição e Manufatura. A conclusão do projeto ocorreu esse mês (abril). O objetivo era adquirir um software que garantisse segurança nos processos internos, diminuição de retrabalho e flexibilidade para agregar futuramente outros serviços e produtos de acordo com as novas necessidades.

Além disso, a empresa vislumbrou com o ERP da Datasul a possibilidade de adotar novos procedimentos que permitissem um crescimento estruturado. Com crescimento acelerado, ao ritmo de 18% a 20% registrados anualmente desde 2001, era preciso se organizar internamente para buscar novos horizontes. “A partir deste ano começaremos a nos preparar para exportação, uma vez que temos observado uma grande demanda no mercado estrangeiro por nossos produtos”, explica José Henrique Bellini, diretor da Plastic.

Para ele, as maiores vantagens com a solução são o acesso a informações consistentes e a agilidade nas tomadas de decisões. “Embora temos ciência de que o resultado com esse tipo de projeto vem a médio e longo prazo, esperamos resolver 70% dos problemas atuais apenas com o ERP”, complementa.

Para que os funcionários entendessem e assimilassem melhor as mudanças proporcionadas pelo projeto, que envolve 22 usuários da Plastic, foram realizadas reuniões semanais com os diferentes departamentos. Outra solução para evitar mudanças bruscas foi manter algumas partes do sistema antigo, como a folha de pagamento, por exemplo, e migrar gradativamente.