PNQ reconhece organizações

0
2

A Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, com o Prêmio Nacional da Qualidade, PNQ, reconheceu a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR) na categoria Premiadas. Que corresponde ao maior reconhecimento a excelência da gestão das empresas sediadas no Brasil. No total, oito organizações foram reconhecidas nas quatro categorias do processo, que é realizado anualmente pela FNQ. Na edição de 2015 do PNQ, 17 organizações se inscreveram, das quais 14 efetivaram a candidatura, sendo parte representada por um conjunto de empresas sem fins lucrativos, o que demonstra a capacidade do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) de melhorar a gestão de organizações de qualquer porte ou setor.

A grande novidade deste ano nesta edição ficou por conta da inclusão do reconhecimento Magna cum laude. Que caracteriza a empresa que apresenta patamares de excelência de premiada por dois anos consecutivos. Neste ano, a Eletronorte Tucuruí (PA) e a Embraer (SP) mantiveram suas pontuações nestes patamares e receberão o prêmio. Além disso, o Prêmio também conta com a Cemar (MA) como empresa Finalista, que pode ser considerada referência em muitas práticas de gestão. E outras três organizações recebem, ainda, o Destaque por Critério: a AES Eletropaulo (SP), em Processos; a Ampla (RJ), em Sociedade; e o Senac (RS), em Clientes.

De acordo com o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, em um ano de incerteza política e econômica, as organizações que se submeteram ao rígido processo do PNQ são exemplos para o País. “As oito organizações reconhecidas acreditam, investem na gestão e buscam, constantemente, a excelência de usa ações. Ser reconhecido no maior prêmio de gestão do País vai além do troféu, é uma lição de vida para todos aqueles que estão envolvidos em cada etapa do PNQ. São grandes empresas que envolvem todos seus colaboradores, revisitam o planejamento, os processos, os indicadores e toda a estrutura para chegarem às metas traçadas”, finaliza.