Portabilidade já registra mais de 500 mil pedidos

0
1



A portabilidade numérica está disponível a todos os usuários dos mais de 193 milhões de telefones fixos e móveis em operação no Brasil desde segunda-feira (2/3), quando os últimos cinco dos 67 DDDs existentes no País passaram a oferecer o serviço. O benefício que permite a troca de operadora de telefonia com a manutenção do número começou a ser implantado gradativamente a partir de 1º de setembro de 2008 e, ao final de seis meses, registra 527.853 pedidos de migração, dos quais 352.429 com a portabilidade efetivada.

 

Durante a implantação da portabilidade numérica no País, o processo foi monitorado e avaliado constantemente em todos os aspectos, pela Entidade Administradora do serviço, a ABR Telecom – Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, em conjunto com as operadoras e a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, a fim de assegurar a disponibilização efetiva do serviço para o usuário. De acordo com o presidente da ABR Telecom, José Moreira, o balanço da fase de implantação da portabilidade no Brasil é, sem dúvida, de êxito para os usuários e para o mercado brasileiro de telecomunicações.

 

A Base de Dados de Referência (BDR) da ABR Telecom registra que os pedidos de transferência de operadora nos cinco DDDs que tiveram o serviço implantado ontem (2/03) foram 2.497 até a meia-noite dessa segunda-feira (2/03). O DDD 11, que serve a capital paulista e concentra o maior volume de acessos de telefonia fixa e móvel do País, com 30,8 milhões de usuários, registrou nessa segunda-feira (2/3), primeiro dia de implantação da portabilidade numérica, 2.094 pedidos. Com esta marca, superou as 966 solicitações realizadas em 9 de fevereiro, primeiro dia no DDD 21 do Rio de Janeiro, que abrange 16,5 milhões de usuários.

 

Considerando-se o volume de pedidos do primeiro dia de portabilidade, o DDD 41, de Curitiba (PR), detém a terceira posição com suas 926 solicitações, seguido pelo DDD 31 de Belo Horizonte, com 843 registros e o DDD 61, de Brasília com 780 pedidos de migração de operadora na data de início do serviço.