O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Porto Seguro adota inteligência geográfica

A Porto Seguro, empresa que atua nos ramos de seguros – patrimoniais e de pessoas, além de outros segmentos, acaba de investir em um projeto de inteligência geográfica, o qual contou com o apoio da Imagem, companhia especializada em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).
Com bases firmadas no mercado de seguros há 68 anos, a atuação da Porto Seguro é voltada para diferentes nichos, entre os quais automóvel e transportes. Para adequar cada vez mais seus serviços às necessidades dos clientes, a empresa passou a utilizar a Inteligência Geográfica, inicialmente implementada com o objetivo de potencializar o gerenciamento de suas frotas de atendimento e, dessa maneira, atender aos chamados no menor tempo possível.
“Hoje nos orgulhamos por ter um atendimento diferenciado no mercado. Nesse contexto, soluções robustas de localização e roteirização são essenciais para manter e aumentar a qualidade de atendimento”, conta Marcos Federicce, da área de informática da Porto Seguro. Atualmente, a tecnologia auxilia 28 aplicações de negócios para aperfeiçoar e unificar o acesso aos dados corporativos.
O projeto compreende sete diferentes áreas da Seguradora em todo o Brasil e há possibilidade de expandir ainda mais no futuro. Para escolher o Sistema de Informações Geográficas mais aderente ao seu negócio, a Porto Seguro realizou um estudo comparativo entre as plataformas existentes no mercado levando em conta critérios técnicos, de produtividade e TCO. “A plataforma Esri, distribuída no Brasil pela Imagem, foi a que ofereceu as melhores condições nos quesitos avaliados e resultados”, comenta Federicce.

Resultados
A implementação da Inteligência Geográfica permitiu a Porto Seguro dispor de uma base de ruas atualizada com amplos recursos de geoprocessamento. Como consequência, o impacto no atendimento ao cliente foi imediato – sendo possível reduzir o tempo de localização de guinchos, por exemplo, para o envio de socorro ao segurado que precisa de assistência em tempo hábil.
Com isso, milhares de clientes da Porto Seguro e centenas de usuários internos estão sendo beneficiados. “Nossos custos operacionais foram otimizados e tivemos um aumento considerável no índice de satisfação dos nossos clientes. A expectativa é de aumentar ainda mais a eficiência do atendimento com o uso contínuo da ferramenta”, afirma Federicce.
A tecnologia disponibilizada pela Imagem gerou ainda maior eficiência no planejamento estratégico da Porto Seguro, ao possibilitar que os gestores tomem decisões com base em um mapeamento integrado e detalhado que propicia uma visualização de dados sobre as necessidades dos clientes, por região. “Além de melhorar a capacidade de gestão das empresas de Seguro, uma vez que todo o seu processo é relacionado à localização, a Inteligência Geográfica garante maior precisão das operações e redução de custo. Tanto que oito das dez maiores empresas de seguro do Mundo utilizam Inteligência Geográfica da Esri.”, explica Paulo Simão, Gerente da Indústria de Negócios na Imagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima