Potencialidade de consumo

0
2


A convite do Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (GVcev), o especialista em pesquisa de mercado Marcos Pazzini, diretor da Target Marketing, fará uma apresentação sobre a potencialidade de consumo das principais cidades brasileiras e das regiões do território nacional no “Seminário Localização e Expansão no Varejo”, que acontece no dia 24 de agosto, em São Paulo.

Dirigido aos profissionais do varejo, fornecedores, consultores e interessados no tema, o seminário está dividido em dois blocos. A primeira que irá discutir o tema “Metodologias e Técnicas no Processo de Expansão”, contará além da participação de Marcos Pazzini (Target Marketing), de Susana Figoli (Íon Information Network) e Antonio Luiz Carvalho Leme (IBGE). Já o segundo bloco discutirá o tema “Alternativas de Expansão para o Varejo” e contará com a presença de Luís Henrique Stockler (Multicoisas), Felipe Naufel (coordenador do Programa de Ruas Comerciais da PMSP), Marcos Escudeiro (Supermercados Ven-Ká e diretor da APAS) e Roberto Martensen (Pão de Açúcar). A coordenação dos trabalhos é dos professores Maurício Morgado e Juracy Parente, da FGV-EAESP.

Brasil em Foco – Para dar uma dimensão desse estudo, Marcos Pazzini explica que se trata de um banco de dados desenvolvido pela Target Marketing, sob sua coordenação, e denominado Brasil em Foco. Contém a classificação da potencialidade de consumo dos 5.560 municípios brasileiros e utiliza como fonte os dados secundários do IBGE que somados aos dados secundários de outras fontes oficiais revela o perfil de cada cidade, por meio de itens básicos de consumo versus o potencial de renda da população.

Ao emprestar sua contribuição no seminário, Marcos esclarece que o estudo não se restringe ao atendimento da expansão de redes de serviços (supermercados, shopping centers, bancos, empresas de franshising, etc.), abertura ou implementação de negócios ou mesmo de reposicionamento de produtos no mercado, mas possibilita uma avaliação comparativa e evolutiva do comportamento de consumo das próprias cidades.

Serviço
Data: 24 de agosto
Horário: das 13h às 18h40
Local: salão nobre da FGV – avenida 9 de Julho, 2029, 4º andar – São Paulo/SP
Informações e inscrições no site www.fgvsp.br/cev