O Poupatempo alcançou o maior índice de aprovação dos 20 anos de história na pesquisa anual de satisfação dos usuários. A média de ótimo e bom foi de 99%, em 2016. Segundo a pesquisa, 27 das 73 unidades do Poupatempo tiveram 100% de aprovação sobre a qualidade dos serviços. A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 26 de novembro do ano passado pela empresa de inteligência de mercado Praxian. Foram entrevistados 8.497 usuários logo após o atendimento em 72 unidades fixas e uma móvel do Programa Poupatempo.
Em pesquisas anteriores, o Poupatempo já havia alcançado nota de 99% na pergunta sobre a aprovação do programa, mas é a primeira vez que o total dos que consideram o serviço bom ou ótimo atinge os 99%. Nos últimos três anos, o Poupatempo teve média de 97% de ótimo e bom, nota máxima obtida desde 2001, quando foi feito o primeiro levantamento sobre a imagem do programa entre os usuários.
Para o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, o índice recorde de aprovação é fruto do investimento em novos canais de atendimento eletrônico e do agendamento, instituído para evitar que os usuários precisem esperar para serem atendidos. Segundo a pesquisa, o tempo médio de espera para ser atendido no Poupatempo é de apenas cinco minutos e cinco segundos, considerando os principais serviços (IIRGD, Detran e Sert). O tempo mínimo registrado é de 1 minuto e quatro segundos, e o máximo de 21 minutos e 45 segundos.
Para 96% dos entrevistados, o atendimento não demorou, segundo a pesquisa com usuários. Na pesquisa anterior, em 2015, o porcentual foi de 92%. O total dos que acharam que o atendimento demorou caiu de 8% em 2015 para 4% em 2016. 57% dos usuários pesquisados disseram que não enfrentaram fila no atendimento. 39% disseram ter enfrentado fila pequena e apenas 4% declararam terem encontrado fila grande.