Revertendo a tendência negativa dos três últimos meses, os preços dos produtos vendidos pela Internet sofreram inflação de 1,91% no mês de junho. Estes são os resultados apontados pelo índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, para monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on-line. As categorias que registraram maior alta no período foram “Brinquedos” e “Viagem e Turismo”, com inflação de 6,84% e 5,68%, respectivamente.
De acordo com o levantamento, sofreram inflação as categorias “Brinquedos” (6,84%), “Viagem e Turismo (5,68%), “Informática (4,21%), “Livros” (2,28%), “Telefonia” (0,67%) e “Perfumaria” (0,34%). A cesta composta apenas por “Automóveis” também apresentou inflação de 3%, configurando a maior alta do produto nos últimos 12 meses e a segunda maior alta de 2007.
Por outro lado, observou-se deflação nas categorias “CDs e DVDs” (3,7%), “Produtos para Casa” (1,93%), “Linha Branca” (1,34%) e “Eletroeletrônicos” (0,23%), resultados inversos daqueles registrados no mês de maio. Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos últimos seis meses o índice contabiliza 6,01% de inflação.