O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Preços no varejo fecham com alta em janeiro


Os preços praticados no varejo pelos comerciantes de São Paulo fecharam janeiro com alta de 0,44% no contraponto a dezembro, segundo dados do Índice de Preços no Varejo (IPV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). É o sétimo mês consecutivo com resultado positivo e a maior elevação desde outubro de 2005, quando este avançou 0,74%. Na comparação interanual de janeiro, a elevação é de 0,23%. No contraponto dezembro a novembro, a alta foi de 0,16%. Dos 21 grupos analisados pelo IPV, apenas seis registraram queda.

“A expectativa para os próximos meses é de que o IPV sofra uma leve pressão sobre o preços de combustíveis, em virtude da entressafra da cana-de-açúcar. Além disso, as chuvas constantes possivelmente continuarão a comprometer a oferta dos produtos alimentícios e, consequentemente, seus preços. Entretanto, todos estes efeitos poderão ser amenizados pela contínua desvalorização do dólar frente ao real, o que favorece a manutenção dos preços internos baixos”, afirma o presidente da Fecomercio, Abram Szajman.

No contraponto janeiro a dezembro, entre as altas os destaques ficaram com Feiras (8,49%) e Supermercados (0,37%) em virtude do peso dos dois grupos junto ao índice. Os resultados foram influenciados pelo excesso de chuvas na região Sudeste e conseqüente elevação dos preços agrícolas. Vale ressatar ainda que após cinco quedas consecutivas, o grupo de Combustíveis e Lubrificantes fechou com elevação de 1,20%, fruto da entressafra da cana-de-açúcar. Na mesma base de comparação, também apuraram alta: Móveis e Decorações (0,67%), Óticas (1,24%), Autopeças e Acessórios (0,62%), Jornais e Revistas (0,47%), Relojoarias (0,47%) e Livrarias (0,41%).

Ainda no comparativo janeiro a dezembro, apresentaram quedas apenas os grupos: Veículos (0,26%); Vestuário, Tecidos e Calçados (0,35%); Floriculturas (1,44%), Brinquedos (0,80%), CD´s (0,42%) e Açougues (0,39%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima