Prefeitura de Penedo investe em IA

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Penedo, município de Alagoas com 65 mil habitantes, reduziu em 90% o número de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em 56% o número de internações dos doentes crônicos do município com a implantação de uma tecnologia desenvolvida pela PGS Medical. A plataforma de inteligência artificial, desenvolvida pela startup, orienta o usuário sobre as melhores práticas de gestão em saúde, organiza a agenda de atendimento dos profissionais em função da complexidade dos casos e mede a melhoria na qualidade de vida e a economia de recursos com os cuidados oferecidos.
Para o funcionamento da plataforma, o município teve que criar um  Centro Altamente Resolutivo (CAR), que centralizou o atendimento de doentes crônicos. Em uma primeira etapa, a plataforma identifica os doentes crônicos, as suas patologias e coloca em ordem decrescente àqueles que mais realizaram atendimento nas UPAs do município. De acordo com os diagnósticos de atendimento, os pacientes foram divididos em dois grupos: metade ficou fora do projeto no que se refere ao atendimento e a outra metade dos pacientes crônicos foram convidados a participar do atendimento feito por uma equipe treinada pela PGS Medical. Foram realizados exames de glicemia e pressão arterial, além de levantamento antropométricos. Os dados são registrados no software, permitindo o controle remoto do paciente que também pode ser atendido em domicílio.
O programa de cuidado dos doentes crônicos ofereceu monitoramento diário da pressão, encaminhamento nutricional e psicológico, início ou retomada da atividade física, controle e adesão aos medicamentos. “Sempre que o paciente procura atendimento nas unidades de saúde, a PGS detecta a sua presença e monitora. Quando percebe que o paciente está evoluindo para um desfecho não favorável, como AVC, retinopatia ou derrame, entre outros, faz o alerta para as equipes de saúde dos NASF (Núcleos de Apoia à Saúde da Família), que passam a dar um tratamento diferenciado. As consultas e visitas domiciliares com intervalos menores, auxiliam no controle das doenças crônicas dos pacientes”, explica o diretor da PGS Medical, Wagner Marques.
Após a implantação da tecnologia, os pacientes assistidos pelo programa também tiveram uma melhora em seu quadro clínico: a redução de peso, em média, foi de 3,4%, a redução da pressão arterial foi de 8%, a redução da glicemia foi de 32,02% e a redução do IMC foi de 3%. Já os pacientes do grupo que não foram atendidos pelo Programa, no mesmo período, aumentaram em 43,2% o número de internamentos.

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