A Toluna idealizou um estudo em parceria com a FGV sobre como os consumidores estão percebendo que mudanças podem ser feitas em benefício do meio ambiente, e como as empresas lidam com isso. Entre os dados, verificou-se que 75% das pessoas alteraram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta, enquanto 70% fizeram mudanças pela preocupação com o próprio bem estar, e 65% pela preocupação com as próximas gerações. Além disso, quando perguntados qual a duração dessas mudanças no seu cotidiano, 41% afirmaram que seriam totalmente definitivas e 35% disseram que seriam extremamente definitivas. O estudo também analisou quais atitudes as pessoas acreditam que tornam as marcas mais sustentáveis. Trabalhar com embalagens recicláveis foi a mais lembrada.
“De maneira geral, as pessoas se mostraram preocupadas com o meio ambiente e apresentam alguma mudança no comportamento de consumo. As principais mudanças foram em relação a preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis e redução do uso de plástico, como canudos, copos, etc. No momento que os consumidores optam por uma mudança de comportamento, se dizem pouco dispostos a voltar atrás. Como era de se esperar, essas mudanças não são homogêneas e há segmentos que estão mais dispostos a ter comportamentos mais sustentáveis do que outros”, afirmou a professora de marketing Lucia Barros, da FGV.