Preparado para a sexta-feira única?

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Como de costume, o fim de ano é uma época agitada para o comércio com a chegada do Natal e Ano Novo e o evento que marca o início dessa temporada é o Black Friday. Momento este que, para Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre, é de aproximação entre empresas e clientes, uma vez que é uma grande oportunidade dos e-commerce conquistarem os consumidores novos e fidelizar ainda mais aqueles que já os conheciam. “Trata-se de uma excelente oportunidade de venda, que movimenta a indústria como um todo”, afirma. “No caso do MercadoLivre.com, como um marketplace, a data é especial para os compradores, que pretendem encontrar as melhores ofertas e até mesmo antecipar as compras de natal, e para os vendedores, que aproveitam a oportunidade para aumentarem suas vendas.”
Soares ainda ressalta que para os vendedores que fazem parte do MercadoLivre esta é uma ocasião única para as oportunidades de vendas. “Além disso, na Black Friday, temos outra grande oportunidade: a de encantar e cativar novos clientes. As pessoas podem conhecer a experiência de compra que o MercadoLivre oferece e, então, vir a se tornar um novo usuário do nosso marketplace”, acrescenta. 
Para que seja uma experiência singular, seja para o vendedor ou para o consumidor, o executivo conta que o site já se preparou semanas antes do evento, selecionando as melhores ofertas de acordo com o interesse dos usuários. “Enxergamos a data como uma oportunidade única de nos aproximarmos dos nossos usuários”. Assim, como preparativo, a empresa realizou uma pesquisa a fim de saber quais são as reais intenções e desejos dos compradores e vendedores do site. “Foram, ao todo, 4.343 respondentes. De acordo com o levantamento, 60% pretendem comprar na Black Friday deste ano e 38% disseram que talvez comprem na Black Friday de 2014.”
Além disso, com o estudo o MercadoLivre também foi capaz de ter conhecimento sobre quais produtos os consumidores desejam comprar, quanto pretendem gastar, como também qual promoção consideram ser mais atrativa – se é porcentagem de desconto, freta grátis ou parcelamento sem juros. “Após analisar o resultado dessa pesquisa, selecionamos um conjunto de vendedores para oferecermos as melhores ofertas de acordo com o interesse dos usuários. As ofertas do MercadoLivre na Black Friday vão mesclar porcentagem de desconto, frete grátis e parcelamento sem juros.”
Realizar uma pesquisa pode, ainda, ser um exemplo para as outras empresas, pois como a data concentra um volume de vendas grandes, através da análise elas têm a capacidade de se organizar no quesito operacional. “Aspectos como estoque, logística de entrega e pós-venda devem estar totalmente preparados para, neste período, receber e atender com perfeição toda a demanda”, completa Soares.

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