PricewaterhouseCoopers apresenta resultados de pesquisa

0
12

A PricewaterhouseCoopers apresenta durante o seminário “Políticas e Práticas de Segurança”, do grupo IDG Brasil, que será realizado no dia 30 de outubro, em São Paulo, a pesquisa “The State of Information Security 2003”, que em parceria com a revista CIO Magazine, entrevistou 7,5 mil altos executivos de TI em 47 países, incluindo cerca de 450 empresas no Brasil. Estudo revelou quanto as empresas investiram, gastaram e quais são suas estratégias para o próximo ano.
Segundo a pesquisa, 62% das empresas entrevistadas aumentaram seus gastos com segurança em 2003, sendo que na pesquisa do ano anterior, o percentual foi de 50%. “Os principais investimentos em segurança nas organizações têm sido em iniciativas relacionadas com campanhas internas de conscientização de usuários e com o estabelecimento de políticas mais rígidas de segurança para responder às ameaças de continuidade dos negócios”, comenta Edgar D’Andrea, sócio da PricewaterhouseCoopers, responsável por serviços de segurança da informação para a América Latina. Apenas 29% das empresas ouvidas declararam investir menos que US$ 10 mil anualmente em segurança, contra 39% do ano anterior. As empresas investem em média 11% do orçamento de TI em segurança.
A pesquisa revela ainda, as diferenças regionais no tratamento da segurança da informação: enquanto 67% dos entrevistados nos Estados Unidos declararam que as decisões de segurança são tomadas junto as áreas de TI e negócios, 52% dos europeus e apenas 29% dos sul-americanos compartilham desta característica. Os norte-americanos também estão à frente no que se refere a conscientização e padronização de processos de segurança: 71% nos EUA contra 49% na América do Sul.
Incidentes de segurança afetaram 64% dos pesquisados nos últimos 12 meses. Os ataques mais citados foram códigos maliciosos (59%), invasões (40%) e denial of service (36%). As conseqüências mais comuns foram indisponibilidade de aplicações (53%), queda de servidor (49%) e perda de dados (28%). A origem da maioria dos transtornos é externa (67%).
Informações no site www.seminarios.idg.com.br.
Inscrições pelo telefone (11) 3038 6106 ou pelo e-mail [email protected]
Horário: das 8h30 às 18h.
Local: Paulista Plaza Hotel, Alameda Santos, 85 – Paraíso, São Paulo.