Problemas até para o Grego

Depois de conquistar seu espaço no carrinho de compras do brasileiro, o iogurte está sendo deixado de lado pela população. Nos últimos três meses de 2015, período de agravamento das instabilidades econômicas e políticas no país, 70% dos lares que compraram Grego no trimestre anterior abandonaram a categoria (o que representa -8,22 pp de penetração e – 4.257.843) – e 5,4% de volume em comparação com o trimestre anterior. Mesmo com a racionalização, o gasto se manteve crescente, com 3,1% de alta. Os dados são do estudo Consumer Insights 2015, elaborado pela KantarWorldpanel. 
O levantamento aponta que um dos segmentos mais afetados pela crise foi o grego, que atingiu sua maior faixa de preço desde o seu lançamento no período analisado. Nada menos do que 70% de seus consumidores deixaram de levá-lo para casa – 4.257.843 domicílios. Além do valor, as férias também contribuíram para a fuga de lares e redução da intensidade de compra. O segmento de iogurtes líquidos foi o único a apresentar desempenho positivo, graças ao seu menor preço médio. No último trimestre do ano passado, 41.530 lares passaram a consumir o produto. A frequência de procura pelo iogurte líquido também aumentou, com 3,8% de alta.
O Consumer Insights revela ainda que na comparação dos últimos três meses de 2015 com o trimestre anterior o segmento conseguiu se beneficiar da performance de embalagens de tamanhos diferentes. Enquanto o iogurte do tipo light obteve bom desempenho em versões maiores, o de polpa com camada, natural, grego e funcional se saíram melhor nas opções com menos quantidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima