Processos de produção ajustados

0
18

A BBM & Promocel, empresa que atua no segmento de embalagens especiais, localizada na cidade de Ibirité (MG), está finalizando a instalação de um sistema de gestão empresarial da RM Sistemas, empresa de software de gestão. O projeto envolve a implantação do Corpore RM Produção, sistema integrado de gestão, direcionado às indústrias, responsável pela otimização na área administrativa. O objetivo é ajustar os processos de produção, com base no custo mínimo, mantendo controle de rotinas, além de acompanhar os índices de produtividade.
Cerca de 50 usuários operam o sistema para controlar e integrar as informações geradas pela folha de pagamento, ponto, faturamento, compras, contratos, finanças, contabilidade, patrimônio, escrituração, nota fiscal, manutenção e assistência técnica. Já na área de produção, o software é responsável pela organização de todo o processo da cadeia produtiva, desde a compra da matéria-prima até a negociação com os fornecedores. O próximo passo do projeto é migrar as soluções para a plataforma Web (.NET), disponibilizando as informações via internet para os funcionários da empresa.
Um dos principais resultados já obtidos foi a redução da perda de material, que caiu mais de 50%, passando de 7% para 3%. “Como não tínhamos um controle exato da quantidade de matéria-prima que precisávamos adquirir a cada pedido, havia muita sobra de material, o que não acontece mais agora, pois o sistema realiza os cálculos com exatidão”, explica afirma Renato Silvestre, supervisor de informática da BBM.
A otimização do trabalho é também ressaltada por Silveira. Antes da solução, os processos eram feitos individualmente, em planilhas eletrônicas, o que gerava perda de informação e lentidão em diversas operações.