Processos informatizados e integrados

0
4


As unidades do Curso e Colégio Anglo/Campinas estão colhendo os benefícios de implantar um projeto de gestão integrada implementado pela RM Campinas, unidade regional da RM Sistemas, fornecedora de software de gestão empresarial. A entidade foi a primeira escola do Brasil a investir no Corpore RM Educacional, sistema integrado de gestão escolar, que foi adotado nas áreas administrativas e acadêmicas da instituição. Após a integração de todo o sistema, é a vez de estender o processo de informatização às áreas de recursos humanos, contabilidade gerencial e portal escolar.

Por meio do Corpore RM Educacional, o Anglo/Campinas padronizou os processos internos, criando um sistema integrado de informações gerenciais baseado em bancos de dados SQL que possibilita cruzamentos variados de dados financeiros, comerciais, acadêmicos e laborais. Com isso, os cadastros contendo informações de fornecedores, professores, funcionários, famílias, alunos e prospects, podem ser acessados via Internet. A solução também abrange funções aprimoradas para a área administrativa, como a emissão de boletos bancários, contratos e relatórios, processamento centralizado de folha de pagamento, contabilidade gerencial, etc.

Com a adoção do sistema, o grupo Anglo buscou acompanhar a nova estrutura da empresa, pautada pela reformulação dos processos internos, visando a inclusão digital na era da informação. “Precisávamos de ferramentas de tecnologia que agregassem qualidade ao sistema e ao mesmo tempo garantissem agilidade na gestão”, declara Artur Gustavo de Faria, controller da unidade Anglo/Campinas. A utilização de TI em instituições de ensino, segundo Faria, é vista como uma vantagem competitiva, na medida em que automatiza e agiliza os processos de negócio. “Ganhamos em capacidade e velocidade de processamento das informações, diminuindo o tempo de resposta da escola para as necessidades e mudanças do mercado. Isso gera qualidade, controle de custos e alocação racional de recursos”.

Novos módulos de gestão – Para aperfeiçoar e melhorar o gerenciamento da mão-de-obra pessoal das escolas, o Anglo optou pelo módulo de recursos humanos, em particular porque 80% dos seus serviços estão concentrados nessa força de trabalho. A implementação da solução de contabilidade é por conta do grande porte conquistado pelas escolas – formado por oito unidades escolares -, que exigiu os processos serem executados internamente, padronizando as informações e atingindo maior velocidade e agilidade na administração.

Já o portal educacional cria uma rede de interatividade entre corpo docente e dicente da instituição, com a inserção de assuntos do âmbito escolar, como notas, faltas, histórico, acervos da biblioteca, salas de aulas virtuais, plantões de dúvidas on-line, emissão de relatórios financeiros, contábeis e comerciais, material didático, troca de mensagens e discussões, além de potencializar o uso da intranet da escola.

“As unidades anglo/campinas vêm conquistando qualidade, porte e competitividade bastante representativos na região, o que exigiu integrar, automatizar e profissionalizar nossos processos internos”, revela Artur. Ele projeta boas expectativas para o próximo ano letivo. “Para 2006 esperamos reduzir entre 5% e 10% os custos operacionais e avançar gradativamente na participação de mercado por meio da aquisição das soluções de gestão da RM Campinas”.