Processos transparentes, ágeis e seguros

0
2


Automatizar o processo de planejamento econômico e financeiro, tornando-o colaborativo, integrado e unificado entre as três operações presentes na América Latina, que incorporam duas plantas no Brasil e uma no México, foi o objetivo da Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo ao adotar a solução de BI da SAP.

A empresa, que já operava com o ambiente SAP R/3, contratou o Grupo Procwork para integrar à sua plataforma o componente BPS (Business Planning and Simulation) da ferramenta SEM (Strategic Enterprise Management) da solução de BI (Business Intelligence) da SAP. A arquitetura do SEM-BPS tinha como missão formar a base de informações para a gestão da performance corporativa da ThyssenKrupp Metalúrgica Campo Limpo.

“Precisávamos de um sistema que nos desse condições de otimizar o tempo investido na execução do processo de planejamento e que reduzisse as inconsistências que os relatórios em Excel apresentavam”, comenta José Roberto Bragato, gerente de TI da unidade de Campo Limpo. A meta era garantir a integridade das informações passadas à matriz, na Alemanha, e diminuir o longo e demorado processo para a preparação do planejamento de cada parque industrial.

O projeto de implementação do SEM-BPS, que durou sete meses, possibilitou à companhia o gerenciamento baseado na performance e disponibilizou melhor avaliação sobre as diversas versões do planejamento, que passaram a contar com uma visão clara e precisa dos impactos sofridos nas mudanças delineadas durante a preparação. “Como resultado, obtivemos uma solução que nos permite simulações das premissas de planejamento necessárias para o apoio à gestão empresarial. Isso nos dá mais flexibilidade, liberdade e segurança nas tomadas de decisões”, afirma Bragato.

O executivo ainda comenta que um grande ganho que a companhia obteve com a implementação do SEM-BPS envolve o conhecimento e documentação de todo o plano estratégico, o que garante a transparência e entendimento de cada passo dado pela empresa. “Este avanço é complementado pelo ambiente tecnológico que hoje nos permite simular diferentes cenários”, finaliza.