O aplicativo do Procon-SP, desenvolvido pela Prodesp conjuntamente com equipe de TI da fundação, está com novas funções. Além das informações que já eram disponibilizadas como conteúdo do Código do Consumidor, respostas às dúvidas mais frequentes e lista das empresas mais reclamadas, na versão atualizada, será possível fazer reclamações e denúncias documentadas por meio de fotos e vídeos.
Para o diretor executivo, Paulo Miguel, a melhor forma de proteger o consumidor das más práticas do mercado é dotá-lo de informação e oferecer ferramentas tecnológicas que permitam identificar infrações, abusos e punir quem desrespeita o Código do Consumidor de maneira mais ágil. “Esse é o papel do app que, numa próxima etapa, deverá fornecer dados sobre a reputação da empresa, facilitando as decisões do consumidor.” Segundo Marcelo Gonella de Andrade, diretor de Administração e Finanças, a aparente simplicidade do app, na verdade, esconde um sofisticado sistema de softwares e hardwares que evoluirá para adoção do georefereciamento e do learnig machine. Esse é o Procon 4.0 que será acessível a qualquer pessoa do estado de São Paulo o que tenha um smartphone com internet.