Programas de fidelidade no Brasil

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O Peppers & Rogers Group realizou uma pesquisa intitulada “Programas de Fidelidade no Brasil” com um universo de 45 empresas estabelecidas no país, e que, em sua maioria, apresenta faturamento acima de R$ 50 milhões. A pesquisa analisou, entre outros temas, as formas de adesão aos programas e como as informações são disponibilizadas nos pontos de contato entre empresa e clientes. Como média geral, 58% da base total dos clientes das empresas estudadas participam dos programas de fidelidade. Das empresas entrevistadas, 33% têm acima de 90% de sua base total de clientes engajados em seus programas.
Das formas de adesão, 35% das empresas estabelecem de forma gratuita, automática e vinculada à compra; apenas 4% das empresas possuem programas em que a participação é mediante inscrição paga e não vinculada à aquisição de produtos ou serviços. Como mostram os dados das outras formas de adesão, 29% o fazem mediante inscrição gratuita e não vinculada à compra; 21% gratuita mediante inscrição e vinculada á aquisição de algum tipo de produto; 8% de forma gratuita, automático, e não vinculado à compra. Nota-se que a maioria das empresas trabalha mediante inscrições, cerca de 56%.
A pesquisa – Desenvolvida com base na metodologia Marketing 1to1® do Peppers & Rogers Group, a pesquisa analisou as práticas dos Programas de Fidelidade em empresas de capital nacional e de multinacionais em mais de dez segmentos de mercado. As entrevistas foram realizadas com os responsáveis diretos pelo programa, gerentes e diretores, totalizando 21 milhões de clientes nas iniciativas estudadas.