Progress amplia programa universitário

0
3
A Progress Software do Brasil e a UniRitter – Centro Universitário Ritter dos Reis, de Porto Alegre, acabam de celebrar um acordo de cooperação para disseminação da tecnologia da empresa e formação de mão-de-obra no Rio Grande do Sul. A parceria é uma ampliação do Programa Universitário da empresa, que tem como meta intensificar o contato de alunos de instituições de ensino técnico com tecnologia, aliando a formação de mão-de-obra qualificada a vantagens significativas para a instituição e professores.
A UniRitter é a oitava universidade do País que já tem a parceria com a Progress e a primeira no estado do Rio Grande do Sul. Pelo convênio, a Progress irá fornecer licenças dos produtos, acompanhadas dos manuais, sem custo à universidade. Além disso, vai instalar os laboratórios, capacitar os professores para o uso dessas ferramentas e realizar palestras e cursos de extensão, abertos à comunidade universitária.
“Esta é uma excelente oportunidade para transmitir aos alunos know-how sobre as mais novas tecnologias desenvolvidas pela Progress Software, incluindo banco de dados, ferramentas de desenvolvimento de aplicações Cliente/Servidor e Web e principalmente, adoção de uma estratégia SOA e Integração de Sistemas. A idéia é que o universitário entre no mercado de trabalho com uma ampla vantagem competitiva”, diz Rodrigo Baptista, Field Services Manager da Progress Brasil.
Para o executivo, há uma enorme carência dentro das corporações por profissionais especializados em alta tecnologia, especialmente devido à constante evolução das mesmas. “Além disto, o custo das ferramentas e softwares impede que o universitário acompanhe as inovações”, afirma. O projeto inclui ainda a possibilidade de vinculação do aluno aos programas de estágio da Progress Software, seus parceiros e clientes e fazer uma reciclagem técnica dos professores e atualizações do software, além de manutenção ou adequação aos planos de trabalho das instituições.