Pulso e Microsoft lançam o Smart Banking

0
1

Chega ao mercado este mês o Smart Banking, uma solução que alia a conectividade da internet com o poder das ferramentas do Microsoft Office System, garantindo a milhões de usuários realizarem suas operações financeiras, em tempo real, a partir de qualquer aplicativo da suíte. Trata-se de um módulo, desenvolvido pela Pulso em conjunto com a Microsoft, para ser instalado no servidor de Internet Banking das instituições financeiras, com base nos conceitos de Web Services, Smart Clients e OCC (clientes ocasionalmente conectados), com altíssimo nível de segurança.

“A solução é um passo à frente em Internet Banking”, afirma Claudio de Almeida Prado, CEO da Pulso. “Com ela, as instituições financeiras poderão oferecer aos seus clientes um serviço diferenciado, prático e que atende às demandas crescentes por agilidade na gestão de recursos imposta pelo Sistema de Pagamento Brasileiro”. Além disso, este tipo de solução pode popularizar ainda mais o uso de Internet Banking pelos clientes, pois todos que utilizam o Office e a internet são potenciais usuários do Smart Banking.

O Smart Banking permite aos usuários – especialmente pessoas físicas e empresas de pequenos e médios portes – , customizarem a interface de Internet Banking de acordo com suas necessidades mais específicas, ampliando a produtividade na movimentação de suas contas. As informações financeiras dos clientes poderão ser atualizadas, em tempo real, diretamente de planilhas Excel, possibilitando, por exemplo, a gestão de portifólio de investimentos, cash management, simulações, operações de pagamento, contas a pagar e folha de pagamento. Relatórios financeiros poderão ser atualizados de forma dinâmica dentro do Word; débitos e créditos controlados diretamente no Access, assim como eventos futuros, como pagamentos e resgates de investimentos, sinalizados no calendário do Outlook.

Para viabilizar o desenvolvimento da aplicação, compatível com qualquer plataforma de Internet Banking do mercado, a Pulso e a Microsoft utilizaram os arquivos XML, recursos de comunicação com a Web, já disponíveis na versão 2003 do Office. Foi criado um framework para integração da suíte da Microsoft com base nos chamados Web Services (mecanismos de comunicação entre usuários e aplicativos). Toda a parte de segurança do sistema está apoiada na tecnologia do Single SignOn, uma ferramenta de segurança da Pulso que permite implantar e gerenciar, com simplicidade, uma solução completa de permissões de acesso aos portais e sites.