QlikView amplia conceito de BI

0
15


A QlikView BR, que aqui distribui as soluções da empresa sueca Qliktech, está trazendo para o mercado nacional a mais nova versão do QlikView, pacote de ferramentas para análise de negócios, que permite construir e implantar aplicações analíticas e funcionais de grande alcance e profundidade nos processos decisórios. Já testado por empresas como 3M, Astra Dendrite, Ericsson, Honda, Siemens, Scania, Tetra Pak e Zeneca, em nova versão, o QlikView foi lançado nesta terça-feira (28/06), em São Paulo, em coquetel que reuniu parceiros de desenvolvimento e clientes da QlikView BR.

Desenvolvido pela sueca QlikTech, o QlikView é um pacote de ferramentas que se aplicam à análise de negócios, permitindo construir e implantar aplicações analíticas e funcionais e, acima de tudo, enorme capacidade de ajuste à aplicações específicas, resume José Ernesto Passos, principal executivo da QlikView BR.

Arquitetura patenteada – Mas ele também ressalta a resposta rápida e precisa, a facilidade de uso e rapidez nos processos de construção e implantação do sistema. Isso ocorre porque, segundo ele, o QlikView adota a arquitetura patenteada chamada Associative Query Logic (AQL), que difere totalmente de outras ferramentas OLAP. Graças à AQL, o software elimina a necessidade de cubos de dados e data warehousing, substituindo a estrutura de cubo pela de dados patenteada Data Cloud – recurso que, por sua vez, não contém dado pré-agregado, porque cria tabelas não-redundantes e as mantêm na memória o tempo todo. Assim, os queries são gerados on the fly e comparados à data store em memória do Data Cloud.

Sob a AQL, todas as informações são armazenadas apenas uma vez e as associações são guardadas como ponteiros, o que torna o banco de dados Data Cloud mais eficiente na hora de recuperar registros, se comprarado aos BDs OLAP. Além disso, é muito menor, uma vez que os registros não se repetem por agregação e a estrutura nunca precisa ser alterada.