Autor: José Coscelli
O grande objetivo das ações de marketing online é captar potenciais clientes para a geração de negócios. Fala-se muito sobre a importância de manter o foco no público-alvo, a utilização de recursos de geolocalização e atualização permanente do site e das páginas nas redes sociais. Porém, de nada adianta as pequenas e médias empresas adotarem todas essas medidas se não há conversão dos contatos recebidos. E isso só acontece com um atendimento qualificado desde o primeiro momento que o potencial cliente procura pela empresa.
Capacite e qualifique os funcionários de atendimento
O primeiro e mais fácil passo para a geração de leads é designar e capacitar um profissional da empresa para o atendimento de forma rápida e eficiente. Mostre a importância de ser prestativo, atencioso e educado. Mantenha-o informado sobre produtos, serviços e promoções. E, por fim, treine-o em técnicas de vendas e persuasão.
Responda com rapidez ao cliente
É fundamental manter vários canais para o cliente entrar em contato com a empresa. Para e-mails e formulários, a melhor dica é contar com um sistema com confirmação de recebimento da mensagem. Os contatos de voz devem ser conferidos constantemente e respondidos prontamente, mesmo que seja para esclarecer que as informações estão sendo apuradas.
Mantenha o banco de dados atualizado
Não importa se a empresa usa sistema de e-mail marketing, soluções de CRM ou um banco de dados próprio. O essencial é manter as informações atualizadas dos clientes em potencial e, principalmente, entender como ele chegou até a companhia – ações de comunicação e marketing digital -, além de rastrear produtos e serviços mais procurados e hábitos de compra.
Isso tem um grande impacto positivo nos negócios da empresa, uma vez que permite criar um relacionamento constante com os clientes. Assim, é possível, oferecer produtos e serviços, dar dicas, informar sobre promoções e novidades. Por fim, permite visualizar o retorno do investimento nas ações de marketing digital ao avaliar a efetividade de cada uma das campanhas.
Classifique os clientes e acompanhe os casos
É vital classificar o nível e o tipo de interesse dos clientes. Use as informações coletadas da sua lista para determinar em qual perfil ele se classifica: de longo ou curto prazo, poder de compra ou se é apenas um “pesquisador” de preços. Com essa padronização, personalize o atendimento, de acordo com cada caso e perfil. Os clientes de longo prazo merecem atenção especial e devem ser informados por meio de comunicados, newsletters e contato telefônico esporádico.
Rastreie a origem dos clientes
Hoje, o mercado oferece ferramentas confiáveis para o rastreamento, gravação e análise dos contatos telefônicos. Ative o rastreamento telefônico para todos os números estampados nas publicidades, seja on-line, seja off-line, para medir quais peças estão de fato trazendo oportunidades de negócios. Essa análise de tráfego e conversão irá ajudar a entender a origem dos cliques, o que é essencial para determinar o ROI de marketing e melhorar todas as campanhas.
Agora pense e analise se a empresa está adotando todas essas táticas para transformar clientes em potencial em negócios fechados. Se sua resposta for sim, ótimo. Agora, se for não, reveja as estratégias de marketing digital e melhore suas ações.
José Coscelli é CEO da ReachLocal para Brasil e América Latina