Qual é a sua dúvida?

0
22


Criado em novembro de 2004 para esclarecer dúvidas tecnológicas de pequenos empresários em todas as áreas, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) já ultrapassou a marca de mil atendimentos gratuitos para empreendedores de todo o Brasil. Até o momento, foram elaboradas 1.198 respostas técnicas (RTs). A rede SBRT é formada por nove instituições parceiras em todo o Brasil, cujo objetivo é oferecer respostas técnicas e gratuitas para dúvidas de pequenos empresários, em todos os ramos de atividade, como indústria, agropecuária, tecnologia e serviços.

O mecanismo para utilizar o SBRT é muito simples. Pela internet (www.sbrt.ibict.br) ou por telefone nas instituições, a pessoa envia sua dúvida. Ela é encaminhada para a entidade parceira mais próxima ou a que tem condições de atender a demanda. A resposta é enviada pela Internet, num prazo de oito dias úteis, conforme a complexidade da demanda. O serviço é gratuito. Com o serviço, o pequeno empresário tem a oportunidade de esclarecer sua dúvida com instituições renomadas, sem pagar nada por isso.

No total, já foram encaminhadas mais de 2.671 solicitações, de todo o Brasil. Deste total, foram elaboradas as 1.198 respostas publicadas no site. A diferença é justificada pelo fato de que muitas perguntas tratam exatamente do mesmo assunto, o que exige apenas uma resposta padrão.

O SBRT, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro de Informação em Tecnologia (Ibict). E, a rede é formada pelas seguintes instituições: USP/Disque Tecnologia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, departamento do Rio Grande do Sul (Senai-RS), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Retec-RJ), Universidade de Brasília (UnB/CDT), Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec-MG) e Rede de Tecnologia da Bahia (Retec-BA).