Magui Malta, gerente-geral de marketing do banco Pan Americano, foi uma das conferencistas da 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação, apresentando o case ´Qualidade da informação no CRM Analítico PanAmericano – Uma trilha para o negócio´.
A executiva contou que muitos anos de aprendizado e experiência foram necessários para o amadurecimento do projeto. Primeiro analisou-se os aspectos dos clientes e de suas necessidades a partir de grupos pequenos, a exemplo dos ramos de estética, bancários, entre outros. “A qualidade não está perfeita, mas de pequenas ações foi possível construir muito. A partir daí a rentabilidade DM foi muito eficiente”, contou Magui.
Quanto aos resultados, a gerente-geral revelou que por meio apenas de um book de marketing consegue saber todas as informações dos perfis dos clientes, ver suas carteiras de cobrança para, assim, ajudar os gerentes dos bancos a estabelecer estratégias de negócios e integrar serviços como marketing e call center, por exemplo.
Em sua apresentação, a executiva disse conseguir enxergar muitas oportunidades em relação aos clientes do banco. “Se as informações não estiverem completas, eu estou lá para ajudar o banco a entender e suprir as demandas dos clientes”. Magui ainda reiterou que com as estratégias que estabeleceu para o banco, dezenas de segmentos passaram a ser contatados por mês, houve um controle absoluto dos esforços e dos resultados gerados e uma visão geral dos resultados por segmento. Ela ainda afirmou que o payback dos clientes ocorreu em menos de um ano, o que é extremamente importante para a empresa, e que o retorno atingiu a proporção de R$ 100 em negócios do PanAmericano, para cada R$ 1 investido no cliente.
Finalizando, Magui revelou que o seu desafio agora é desenvolver a estratégia em Web 2.0 e mensagens por meio do celular. “Quem trabalha com informação nunca vai ter sossego. Temos que investir continuamente em informação”, concluiu.