Quando a fidelidade é premiada



Com a alta do preço dos combustíveis, o consumidor está mais seletivo na procura por autopostos. A rede Ipiranga está renovando o programa “Km de Vantagens”, um meio mais viável para se destacar entre a concorrência. “Lançado em 2009 e pioneiro no segmento de distribuição de combustível, o programa foi criado com a finalidade de beneficiar os clientes da rede, premiando a fidelidade através de benefícios, ampliando os motivos para os consumidores escolherem os nossos pontos de venda”, afirma o diretor de Varejo e Marketing da Ipiranga, Jerônimo dos Santos.


O km de vantagem permite que cada compra efetuada nos postos, franquias Ipiranga e, as lojas virtuais,  seja convertida em quilômetros que podem ser trocados por benefícios como desconto em ingressos nas redes de cinema conveniadas, descontos no combustível dos postos Ipiranga e vantagens em mais de 60 parceiros. “Quanto mais os participantes consomem, mais km de vantagens acumulam e mais benefícios podem acessar”, afirma Santos.


O programa foi viabilizado a partir da estruturação do Ipiranga Online, rede de captura de dados, com POS instalados nos postos, os quais registram as operações como cadastro, acúmulo de quilômetros e resgates, efetivando a participação dos consumidores. Em relação ao público que a rede direciona as ações, o diretor esclarece que recebe os mais variados perfis de consumidores, “O programa busca atender às expectativas e necessidades desse público heterogêneo. Nesse sentido, foi criado com base em parcerias distintas na busca de abranger os mais diversos benefícios”, pontua. De acordo com Jerônimo, para atender a essa heterogeneidade, o programa passa por constantes evoluções com intuito de oferecer benefícios mais atraentes.


Saber lidar com consumidores tão diferentes pode ser o diferencial de programas de fidelização que permanecem no mercado. Jerônimo explica que a comunicação da estratégia leva em conta os diferentes perfis dos participantes, o que resulta em mensagens segmentadas. “Questões geográficas, de gênero e de hábitos de consumo são levadas em consideração com o objetivo de oferecer um benefício mais customizado e que possa ser relevante e conveniente a determinado participante. Esse, inclusive, tem a opção de escolher os assuntos de interesse para receber a comunicação e assim, tornar a participação no programa mais efetiva e bem-sucedida”, evidencia.


E como garantir a mais viável ação de fidelização para a empresa e, também, aos consumidores? De acordo com o executivo, uma das mais importantes equações dos programas de fidelidade é a atratividade dos benefícios oferecidos aos clientes versus a viabilidade econômica. “O Km de Vantagens tem uma proposta que garante a sua sustentação, pois os benefícios são acessados com os pontos do programa, os km,  junto com   pagamento em  valor monetário. Os participantes tem acesso a diversos produtos e serviços em ofertas a preços muito acessíveis”, pondera. “Outra questão fundamental é a velocidade de acesso aos benefícios, no Km de Vantagens Ipiranga, não é preciso acumular grandes volumes de pontos para experimentar os benefícios. Com menos de 50 km o participante já acessa benefícios na rede Ipiranga”, afirma.


Por meio dos programas de fidelidade as companhias podem se aproximar mais dos seus consumidores, segundo Jerônimo. Quanto à evolução das estratégias de relacionamento com o cliente, o executivo acredita que a atuação multicanal da empresa, explorando melhor a internet, pode ser um diferencial. “Iniciativas como o 1º Posto de Combustíveis na Web, lançado em 2011, permite que o consumidor adquira créditos de combustíveis pela internet e abasteça nos postos credenciados de forma simples e rápida.  O Posto Ipiranga na Web é uma demonstração de excelência por estar alinhado às atuais necessidades e desejos dos clientes, que buscam integrar o ambiente virtual à sua rotina”, finaliza o diretor.

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