Autora: Gisele Fleming
É muito comum em meu dia a dia me deparar com gerentes e diretores de lojas virtuais com a dúvida se o seu negócio é grande o suficiente para uma mudança de plataforma ou ainda questionando se o negócio está pronto ou não para tal troca.
De fato dúvidas como estas fazem sentido, principalmente quando se fala de um processo extremamente impactante à uma operação de e-commerce já em andamento.
Porém, muito mais importante do que pareça, o que vai realmente dar indicativos para avaliar esta necessidade é o potencial de crescimento do negócio, sendo que este, obviamente deve estar muito bem alinhado ao que foi previsto em seu planejamento estratégico.
Por este ponto de vista, não importa o quanto sua loja fatura hoje, se 100K ou 1MM, mas sim o quanto a plataforma de e-commerce poderá suportar em termos de escalonamento do negócio, como também, o quanto ela poderá proporcionar de inovação e diferencial competitivo perante seus concorrentes.
Para dar alguns exemplos, se sua estratégia de crescimento está em 40% ao ano e você está operando em uma plataforma que restringe uma gestão de SEO ou que impeça a criação de novas campanhas e estratégias de promoções, é hora de reavaliar. Ou ainda, se sua loja virtual tem um tráfego excepcional, as vendas até aumentaram nos últimos meses, mas sua infraestrutura e plataforma são instáveis resultando em um processo onde a experiência do usuário acaba sendo falha, significa que algo deve ser ajustado.
Algumas perguntas ajudam na avaliação de uma troca de plataforma:
A atual plataforma possibilita a criação de promoções alinhanhadas às estratégias que foram traçadas à loja virtual?
É possível criar uma identidade visual condizente com minha marca e meu público alvo?
Até que ponto a plataforma possibilita criar ações com parceiros?
Estou conseguindo criar engajamento com meus clientes em canais mobile, redes sociais e o que mais o mundo digital está demandando?
É possível criar uma identidade visual condizente com minha marca e meu público alvo?
Até que ponto a plataforma possibilita criar ações com parceiros?
Estou conseguindo criar engajamento com meus clientes em canais mobile, redes sociais e o que mais o mundo digital está demandando?
Faça um balanço do quanto você está deixando de ganhar com os bloqueios gerados pela falta de recursos de sua plataforma. Se este número for maior, com certeza a troca se faz necessária.
A sua empresa deve ter suas preocupações focadas em vendas e a sua plataforma deve ser um mero suportador do seu crescimento e consequentemente do aumento de sua taxa de conversão, lhe dando a flexibilidade necessária para inovar.
Gisele Fleming é Gerente de Vendas da VTEX, líder em tecnologia para o comércio eletrônico.