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Quatro lições para bom atendimento

Autor: Gabriel Teixeira
Em um mercado cada vez mais global e competitivo, é urgente que as empresas desenvolvam novas estratégias de relacionamento com o cliente. Os dados são um grande diferencial competitivo para traçar ações internas, de marketing e, claro, para o atendimento ao consumidor, do pré ao pós-venda. Confira a lista com algumas lições que os dados podem ensinar na hora de lidar com o público:
Agilidade na comunicação
Na era das Redes Sociais e WhatsApp, é fundamental investir e introduzir os clientes aos novos canais de SAC, como o esse aplicativo de comunicação instantânea ou um chat ao vivo no próprio site. Essas ferramentas permitem aos agentes de atendimento orientar os consumidores a qualquer momento durante o processo de compra, esclarecendo as possíveis dúvidas em tempo real. No pós-venda, o atendente munido dos dados do cliente consegue agilizar a comunicação sem solicitar novamente os dados, aprimorando a qualidade do atendimento e o nível da satisfação do cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo.
Mobilidade
O acesso à internet por meio dos dispositivos móveis já ultrapassou o tráfego gerado pelos computadores, e muitas empresas precisam se adaptar à nova realidade. Pagamentos online e a inteligência proporcionada pelos dados (Big Data) para reconhecer as preferências do usuário são tendências cada dia mais latentes e uma necessidade dos consumidores.
Relevância
Com o aumento do número de produtos e serviços comercializados online, a experiência proporcionada ao cliente durante o processo de compra é decisiva. A inteligência para montar uma vitrine com ofertas de produtos de interesse do consumidor e realizar ações de e-mail marketing é essencial para aprimorar a assertividade da abordagem e ganhar a preferência do consumidor. É fundamental que a marca conheça o perfil e o histórico comportamentais de seu público. Outro ponto importante é a geração de conteúdo periódico relevante e gratuito para posicionar a empresa como referência no assunto.
Inovação
Atualmente, com a Internet das Coisas (IoT), tudo está conectado, de dispositivos móveis a eletrodomésticos. Por conta disso, os consumidores buscam produtos e serviços que comportam este tipo de modalidade, ainda que não se trate de uma realidade consolidada. Saem na frente as empresas que buscarem a inovação interpretando os dados gerados por esses novos equipamentos para entender o cliente e planejar ações de marketing.
Gabriel Teixeira é sócio-fundador da UnitFour

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