Os preços do comércio eletrônico completaram um ano em queda em novembro, aponta a medição do Índice FIPE Buscapé. São 12 meses consecutivos de deflação anual, ou seja, comparada ao mesmo mês do ano anterior. No último mês a retração foi de 3,59%. Na comparação ante ao mês de outubro, os preços retraíram 0,07% o que demonstra a responsabilidade das lojas virtuais em apresentar preços mais baixos no mês da Black Friday.
Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, seis apresentaram redução em novembro. São elas: telefonia (-15,37%), fotografia (-8,05%), moda e acessórios, (-4,32%), esporte e lazer (1,07%), informática (-0,98) e eletrônicos (-0,58%). Na contramão, registraram expansão nos preços: brinquedos e games (3,38%), eletrodomésticos (1,95%), cosméticos e perfumaria (1,50%), casa e decoração (0,82%).
“O Índice FIPE Buscapé apresenta tendência de queda das variações anuais nos últimos 22 meses ─ que se tornam negativas nos últimos 12 meses ─, de forma consistente com a significativa tendência de queda da inflação geral. Se mantida a tendência deflacionária em dezembro, o Índice FIPE Buscapé aponta que o ano de 2017 deve fechar com uma variação acumulada de -2,5%.”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.
Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.