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Quem apaga os incêndios?


A pequena e média empresa vive um duelo diário tão grande para sobreviver e se desviar das labaredas dos altos impostos vigentes em nosso país que acaba precisando de um bombeiro para apagar os incêndios. O principal investimento deve ser em marketing. As organizações precisam começar a desenvolver a filosofia prevencionista dos bombeiros por meio de um planejamento de marketing, evitando incêndios como baixos resultados em vendas, insatisfação dos clientes e perda de participação no mercado para a concorrência, muitas vezes desleal.

É sabido que para ter resultados em marketing, é necessário ter um planejamento bem estruturado e realista com os recursos disponíveis da empresa. A falta de planejamento dentro da pequena empresa se transforma em um ciclo vicioso e prejudicial porque o marketing só pode gerar resultado com um planejamento de ações integradas e não feitas isoladamente. E ao apagar constantemente incêndios o marketing acaba por não planejar e conseqüentemente não gerar resultados.

Segundo Philip Kotler, estudioso no assunto, “marketing é um processo social e gerencial por meio do qual os indivíduos e os grupos obtêm aquilo que precisam e também o que desejam, em razão da criação e da troca de produtos/ serviços de valor com outras pessoas”. Dito isso, marketing não é uma ação isolada e sim um processo que precisa ser contínuo para obter resultado, com um objetivo factível, alcançável e mensurável.

Inúmeras empresas se frustram por não obterem resultados nos investimentos em ações de marketing. Isso acontece porque simplesmente antes de lançar, por exemplo, uma campanha promocional, não são estabelecidos prazos e objetivos de vendas a serem alcançados. E só o pequeno empreendedor sabe a dificuldade em destacar dentro da receita uma verba específica para investimentos em marketing. A falta de planejamento, além de não gerar resultados, ainda é uma das maiores razões de desperdício da restrita verba.

Com um planejamento de marketing alinhado com os objetivos da companhia, é possível tempo para desenvolver ações de forma criativa e a baixo custo que não tratarão mais somente dos incêndios do dia a dia, mas lançará luz nos caminhos estratégicos da pequena e média empresa.

Daniela Yole Pereira é consultora da Estrategika Assessoria e Treinamento em Marketing. ([email protected])

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