Quem se destaca?

A Dom Strategy Partners criou Ranking Top MVP, que contém as 50 empresas que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação dos stakeholders. No top 10 da lista estão Bradesco, Ambev, Boticário, Nestlé, Itau-Unibanco, Whirpool, Natura, Samsung, Coca-Cola e Basf. 
Além do ranking das 50 empresas que mais produzem valor, o MVP também resultou outros sete rankings específicos por stakeholder: Mais Valor para Funcionários (Bradesco, McDonald’s e Promon, respectivamente); Mais Valor para Acionistas – empresas listadas (Souza Cuz, CCR, Itaú-Unibanco) e empresas fechadas (O Boticário, Netshoes e Stefanini); Mais Valor para a Sociedade (Google, Natura e Facebook); Mais Valor para o País (Petrobras, Vale e Banco do Brasil), Mais Valor para a Cadeia de Valor (Ambev, Basf e Fiat); Mais Valor para o Cliente – visão B2B e B2B2C (Microsoft, Porto Seguro e Totvs) e Mais Valor para os Consumidores – visão B2C (Nestlé, Alpargatas e Jonhson & Johnson). 
A consultoria se apoiou, nos últimos 12 meses, num conjunto de fundamentos econômicos, técnicos e de gestão considerados incontestáveis, e também realizou a análise de relatórios, documentos e informações disponíveis sobre as empresas (públicos ou não), além de uma intensa pesquisa de campo e de mídias. Todo esse arsenal de informações foi reunido pela consultoria para se chegar a um resultado confiável, publicamente demonstrável e dar origem ao inédito Estudo MVP Brasil 2014: Mais Valor Produzido. 
O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade de uma empresa em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda sociedade. O levantamento e o resultado analítico são frutos de uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das 200 principais empresas do País. O subgrupo das 200 melhores empresas foi priorizado a partir das 1000 maiores companhias, considerando universos estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos. 
A partir da premissa do conceito Enterprise Value Management, EVM, 22 setores da economia foram escolhidos para avaliar a performance das principais companhias nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. São exemplos dos 62 ativos avaliados Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento Corporativo, Tecnologia da Informação, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
“As empresas investem e aprimoram as interações com diferentes públicos a cada dia que passa para a construção e manutenção de sua capacidade de geração e proteção de valor, fazendo com que suas estratégias sejam voltadas para a priorização de ativos e indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, comenta Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
50 Empresas que Mais Produzem Valor (MVP) (ranking de 0-10)

Bradesco

8,26

AMBEV

8,25

Boticário

8,23

Nestlé

8,22

Itaú-Unibanco

8,21

Whirlpool

8,19

Natura

8,17

Samsung

8,17

Coca-Cola

8,16

BASF

8,16

Gerdau

8,14

McDonald’s

8,14

Banco
do Brasil

8,13

Google

8,11

Braskem

8,09

Pão
de Açúcar

8,08

Apple

8,05

CCR

8,05

TV
Globo

8,04

Petrobras

8,03

Brasil
Foods

8,02

EDP

8,02

Facebook

8,01

Sabesp

8,01

Eternit

8,01

Fiat

8,01

Procter&Gamble

8

Volkswagen

8

AES
Eletropaulo

8

Johnson
& Johnson

7,98

Bradesco
Seguros

7,98

Netshoes

7,97

UOL

7,97

Porto
Seguro

7,96

Fast
Shop

7,96

Microsoft

7,95

DOW

7,94

Accor
Hoterlaria

7,93

Roche

7,93

TOTVS

7,92

Raizen

7,92

Vale

7,92

JBS

7,91

Fibria

7,91

Suzano
Papel e Celulose

7,91

Stefanini

7,9

IBM

7,89

Caixa
Econômica

7,88

Philips

7,88

Votorantim
Cimentos

7,88

Saraiva

7,88

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima