Rapidão Cometa adota software de gestão da Stefanini

0
18

A transportadora Rapidão Cometa tem investido em TI nos últimos dois anos. No ano passado foram R$ 7 milhões de investimento em banco de dados, aquisição de novas ferramentas e reformulação dos processos. Para implementar o seu projeto de ERP, a transportadora selecionou a Stefanini IT Solutions, consultoria brasileira especializada em IT. A Stefanini desenvolveu o projeto de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação para a companhia. Junto ao cliente optou pela implantação de software integrado de gestão para atender aos processos administrativo e financeiro, além da área de transportes propriamente dita.

O projeto foi dividido em etapas. Inicialmente, foi feito um planejamento, com a definição do cronograma e dos recursos físicos e humanos necessários. Em seguida chegou-se à determinação do projeto, onde foram levantados todos os processos das áreas de abrangência do projeto. Diante disto, foi desenhada a estrutura básica dos procedimentos de negócio do Rapidão Cometa e as integrações que seriam necessárias entre os sistemas já existentes e os que passarão a ser utilizados.

Na etapa seguinte, chegou-se à análise operacional, quando foram documentados os procedimentos operacionais necessários para a execução dos processos dentro do novo sistema. Foram desenvolvidas funções adicionais necessárias e parametrizado o novo sistema, para que os primeiros testes tivessem início. As funções básicas de cada módulo foram testadas e as rotinas de conversão de dados e as integrações com os sistemas já existentes foram desenvolvidas.

Só então marcou-se o fim da fase de implementação e o início do ciclo de suporte ao sistema. Nesta fase, a equipe reavaliou se os objetivos do projeto foram alcançados e realizou uma série de refinamentos e análises de performances. Foi definida ainda a estrutura de suporte pós-implementação. A implementação do sistema deu-se de forma simultânea em todas as 26 filiais do Rapidão Cometa.