Nenhum paciente gosta de ficar no ambiente hospitalar. Seja na espera para uma consulta ou durante o repouso pós-operatório. O fato é que esta estada gera estresse, angústia e, em alguns casos, até prejuízo na recuperação. Diante desta constatação, o médico Ricardo Cabral, associado a um grupo de especialistas, criou o VRMed, solução que utiliza óculos de Realidade Virtual para entreter os pacientes. “O sistema tem como objetivo final melhorar a qualidade no cuidado e bem estar, fomentando a tolerância durante os processos, além de motivar o paciente na realização dos tratamentos”, explica.
Ainda de acordo com o médico, ao facilitar a realização de procedimentos, que podem variar de um simples repouso até situação mais complexas como um pós-cirúrgico, por exemplo, o VRMed estimula a sensação de bem estar e conforto. “Ao reduzir a ansiedade durante os procedimentos e serviços prestados a solução também colabora para melhorar a imagem da unidade de saúde, além de reduzir os índices de retrabalho”, diz o médico, que acrescenta: “com isso também aumenta a percepção positiva sobre os serviços prestados”.
Lúdico, o VRMed transporta o paciente para um outro local, amenizando as ansiedades, dores e angústias causadas pela permanência no ambiente hospitalar. “Ao estimular a tolerância durante os procedimentos também motivamos o paciente, o que pode levar a uma significativa melhora na realização dos tratamentos”, observa o especialista.
O VR Med pode ser utilizado durante os mais diversos procedimentos (aplicação de remédios, tratamento, internação, etc). Tudo de forma a “distrair” o paciente no ambiente hospitalar. Seja adulto ou criança. Assim, a solução permite aplicar a tecnologia em favor da humanização do atendimento. Com isso, o perfil do usuário é considerado de modo a customizar aquilo que será apresentado nos óculos. Para um amante de motos é possível apresentar conteúdo de motocicletas. Para uma criança, animação infantil, por exemplo.
Já em operação em hospitais de Minas Gerais, a solução proporciona ainda um novo canal de comunicação direta dos estabelecimentos com seu público-alvo. “Em tempos de customização e informações on demand, essa é uma ferramenta altamente estratégica para levar conteúdo de qualidade diretamente ao target de cada estabelecimento”, observa o diretor, destacando que a meta é ampliar o escopo de atuação para unidades de saúde em todo o Brasil.