Com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem, através de uma paixão nacional, o futebol, a PepsiCo Brasil lançou o concurso de futebol amador Craques da Reciclagem. Cinco cooperativas de catadores de São Paulo irão apadrinhar times de futebol formados por jogadores amadores, de 15 a 19 anos, e cada uma das equipes receberá o apoio das marcas da PepsiCo (Toddy, Ruffles, Mabel, Gatorade e Pepsi).
O concurso será dividido em duas fases. Na primeira, que terá duração de três semanas, a ação será divulgada na vizinhança das comunidades, solicitando aos moradores que levem resíduos recicláveis às cooperativas. Cada quilo levado somará 10 pontos para o time correspondente à cooperativa. Enquanto isso, na fan page da PepsiCo está disponível uma aba para votação dos internautas, que além de votar na sua preferida, terão a oportunidade de conhecer o trabalho das cooperativas através de vídeos. Cada voto corresponde a um ponto e cada um quilo de resíduo a 10 pontos. Ao final de 20 dias, as quatro equipes que mais somarem pontos passam para a segunda fase do campeonato de futebol amador.
“O programa Reciclo PepsiCo, além de capacitar e melhorar as condições de trabalho das cooperativas, mostra a importância da reciclagem para minimizar o impacto sobre o meio ambiente. O projeto Craques da Reciclagem é a continuação dessas ações com as cooperativas e está alinhado com a visão corporativa de Performance com Propósito, que visa construir uma companhia sustentável, que seja uma boa cidadã em nossas comunidades e uma boa guardiã dos recursos do nosso planeta”, destaca Cristiane Lopes, gerente de cidadania corporativa da PepsiCo Brasil.
Nos jogos da semi-final e da final, que serão realizados no Sesc Interlagos, em São Paulo, cada jogo ganho vale 1000 pontos. O vencedor será aquele que tiver a maior somatória de pontos. O time campeão será contemplado com uma viagem a Santos para visitar o Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube.