A Redecard, empresa do mercado de captura e transmissão de transações com cartões de crédito e débito, é um exemplo de empresa que conseguiu transformar seu Datawarehouse centralizado em uma canal para achar novas oportunidades de negócios. A empresa implantou a solução de business intelligence da MicroStrategy, líder mundial neste segmento, optando por iniciar com um projeto piloto, no ano 2000. Foram contemplados, em um primeiro momento, os departamentos Comercial e de Marketing. Atualmente, o Datawarehouse é um mecanismo corporativo que atende também as áreas de Operações, Tecnologia, Risco e Atendimento a Clientes.
Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da empresa é o fato dela basear-se, com grande intensidade, em informações históricas para suas decisões estratégicas. “Podemos afirmar que a utilização dos dados do Datawarehouse nas ações diárias está inserida na cultura da empresa, incluindo desde os representantes de vendas, que necessitam de informações no contato com o cliente, até as informações enviadas diariamente à alta diretoria”, destaca Sérgio Lopes, gerente de DW da Redecard.
Os resultados já mensurados são muito positivos, como o crescimento gradual e consistente na utilização da ferramenta por inúmeros usuários. Atualmente, cerca de 45% do total de 690 funcionários executam e analisam em torno de 25 mil relatórios por mês nesta plataforma. Em 2002, eram gerados em média 3 mil relatórios ao mês, o que significa que em dois anos o uso analítico de relatórios via web aumentou 733%.
Outro ganho apontado pela empresa na utilização do BI foi a evolução das análises, proporcionando aos usuários informações não possíveis até então, como o cruzamento de informações de menor granularidade, mesmo quando se trata de negócios diferentes. Os diversos usuários visualizam os dados em ambiente web, de forma simples e rápida. Essa facilidade de apresentação das informações pela Intranet eliminou as distâncias entre a matriz e suas filiais e encurtou o tempo de decisão e aprendizagem por parte dos usuários. “Não existe mais vôos às cegas na Redecard . Cada um dos nossos funcionários sabe exatamente o que fazer quando chega para trabalhar”, ressalta Fernando Pantaleão, vice-presidente de Marketing e Produtos da empresa.
A plataforma MicroStrategy atende também a alta direção da Redecard, beneficiada com um painel de controle customizado, que permite o monitoramento dos principais indicadores diários dos clientes e das unidades de negócio. Um grande diferencial conquistado com essa flexibilidade foi o aumento da abrangência e o alcance dos relatórios, somados ao envio de alertas por e-mail, por meio do MicroStrategy Narrowcast. O sistema não só envia oportunidades e ‘não-conformidades’ por e-mail, como estabelece uma série de regras para o envio de alertas.
Uma pesquisa de satisfação interna, realizada em maio desse ano com cerca de 30% dos usuários, mostrou que a plataforma de business intelligence da Redecard alcançou o índice de 85,7% de alta/altíssima satisfação. A ferramenta MicroStrategy obteve 83,9% de “alta confiabilidade”, 80,4% de “fácil acesso” e 77,7% de “ferramenta amigável”. Em todos estes índices houve um crescimento de cerca de 10 % em relação à última pesquisa de 2003.