Redes convergentes

0
16


A Alcatel anuncia o lançamento do serviço comercial de telefonia fixo-móvel, totalmente convergente, para a British Telecom (BT), por meio do consórcio que a empresa lidera. O BT Fusion, anteriormente conhecido como “Bluephone”, já está sendo comercializado para os clientes da operadora e para o mercado SoHo (Small Office Home Office), após testes amplos e bem-sucedidos.

A Alcatel lidera o consórcio de empresas que inclui Ericsson, Inventel, IVT, Lucent e Motorola, e forneceu as soluções de integração para a BT nos meses que antecederam o lançamento desse projeto. O BT Fusion oferece aos clientes a capacidade de rotear chamadas e dados por meio da rede banda larga fixa da operadora usando um único aparelho sem fio quando estão em casa e alternando, de forma transparente e automática, para a rede móvel da Vodafone quando saem da área de cobertura de suas residências.

Como fornecedor principal do consórcio, a Alcatel valeu-se de sua experiência global em serviços de integração para assumir o gerenciamento do projeto e reunir todos as empresas desse grupo para o desenvolvimento e implementação da solução. Isso inclui um trabalho de desenvolvimento e integração nos laboratórios da BT, bem como diversos testes de interoperabilidade entre todos os fornecedores do projeto.

O serviço utiliza o padrão UMA (Unlicensed Mobile Access), que foi formalmente lançado e aceito dentro do grupo de padrões 3GPP para o acesso genérico por rádio. A tecnologia UMA permite que a BT transporte a sinalização GSM e as chamadas telefônicas através da rede pública de Internet utilizando o acesso DSL, com uma interface Bluetooth. Em termos de tecnologia, o BT Fusion será independente, trabalhando em outros padrões como Wi-Fi e SIP.