O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Redes IP tem novo aliado contra hackers

Uma nova categoria de roteadores, praticamente imune a ataques de hackers, chega no mercado. Trata-se do Cisco CRS-1 (Carrier Routing System), da empresa californiana (EUA) Cisco Systems, que é desenvolvido para proporcionar aos provedores de serviços de telecomunicações a maior capacidade de transmissão de dados disponível atualmente no mercado, com até 92 terabits por segundo.

“O Cisco CRS-1 é o resultado da aliança da Cisco com nossos clientes provedores de serviço (empresas telefônicas e de telecomunicações) para redefinir a maneira como constroem as redes IP (Protocolo de Internet) de próxima geração, para a entrega de aplicativos de dados, voz e vídeo”, diz Mike Volpi, vice-presidente sênior da Cisco.

O novo sistema permitirá às empresas de telecomunicações oferecer serviços de alta demanda em banda larga, como TV interativa, jogos e aplicativos de dados de alta velocidade, indispensáveis nas organizações modernas. Segundo Volpi, por serem rentáveis, os provedores de serviço estão se voltando para a convergência das redes e serviços, reduzindo custos de propriedade e adicionando novos serviços geradores de receita. “O Cisco CRS – 1 fixa novos padrões na indústria de telecomunicações em matéria de confiabilidade, flexibilidade de serviços IP e escalabilidade, que permitirá maior eficiência a menores custos, uma vez que oferece um novo conjunto de serviços multimídia a seus clientes corporativos e residenciais”, diz.

Para Kathy Walter, vice-presidente executiva de serviços em rede da Sprint, a empresa que ele representa, especialista em transmissão de dados e voz, trabalha continuamente para que sua rede possa satisfazer as necessidades crescentes por serviços e capacidade. “Esta é a razão pela qual nos interessamos em conhecer as versões iniciais do projeto do Cisco CRS – 1. Sua flexibilidade, escalabilidade e desenho modular nos garantiu a simplificação da administração da rede, com um crescimento efetivo baseado nas necessidades da própria rede”, comenta.

Operação contínua do sistema O Cisco CRS -1 oferece uma operação contínua do sistema, permitindo assim sua manutenção e atualização sem interrupções no serviço. Essa capacidade única de tolerância a falhas obtém-se graças ao Software
Cisco IOS XR, o único sistema operacional de automanutenção para transportadores de infra-estruturas múltiplas de até 92 Tbps.

Seu sistema operacional baseado na tecnologia microkernel e memória protegida, permite o processamento e a atualizações in service, já que os planos de controle, dados e serviços encontram-se separados. Esse desenho modular assegura o isolamento de falhas e a recuperação automática das mesmas, de tal maneira que os processos podem iniciar, parar ou atualizarem-se, sem a necessidade de intervenção humana.

Flexibilidade avançada de serviços O Cisco CRS- 1 é construído com uma arquitetura única de separação de
serviços – o desenho Cisco Intelligent ServiceFlex – o qual separa o tráfego e a operação da rede por cliente ou por serviço dentro do sistema, garantindo às operadoras adaptarem-se rapidamente às necessidades variáveis ,acelerando a entrega de serviços. Ao combinar o Cisco Silicon Packet Processor (SPP), o ASIC de 40- Gbps mais sofisticado do mundo e o software Cisco IOS XR. Com uma completa separação de serviços e flexibilidade na funcionalidade da linha, o Cisco CRS- 1 permite às operadoras consolidarem múltiplas redes em uma infra-estrutura segura e entregar serviços de rede convergentes.

Longevidade ampliada do sistema O Cisco CRS- 1 é um sistema não bloqueável, que escala desde 1.2 a 92 Tbps. O sistema é o primeiro da indústria com a interface IP OC- 768c/STM-256c e suporta até 1152 linhas de 40-Gbps. Os processos de
sistema, tais como Border Gateway Protocol, BGP e Multiprotocol Label Switching (MPLS) podem também ser distribuídos completamente através do sistema para que se tenha escalabilidade e eficiência máxima. Seu sistema de escalabilidade reduz o custo de propriedade ao simplificar as redes atuais, ao mesmo tempo que poupa investimentos em equipamentos.Durante a apresentação do produto, efetuada hoje no Museu de História da Computação, em Mountain View, Califórnia, MCI, utilizando sistemas CRS-1, demonstrou-se a transmissão IP mais rápida entre duas cidades através de um backbone IP de 40-Gbps.

O Cisco CRS-1 complementa o atual portfólio de roteadores Cisco que suportam as maiores redes, tanto de carriers, como de empresas de todo o mundo. O novo sistema de routing é o resultado de uma história de inovações de mais de 20 anos em routing, por meio do foco que a Cisco mantém em programas de pesquisa e desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima