A Miti Inteligência finalizou a primeira parte do mapeamento da atuação on-line de 10 dos maiores canais por assinatura do Brasil. Com isso, é possível visualizar como e em quais redes sociais esses veículos têm se relacionado com seu público, que já representa 19% dos lares brasileiros. “Atingindo cerca de 30 milhões de telespectadores, os canais fechados se tornaram mídias obrigatórias para a publicidade de inúmeras categorias de produtos. A pergunta é como esses veículos estão presentes nas redes sociais e quais são as plataformas utilizadas”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da Miti Inteligência.
Neste universo em que a participação no investimento publicitário cresceu 10% em relação ao ano passado é que a GNT investe de forma intensa na sua atuação on-line, a começar pelo site. Sua página na web conta com diversas seções, trazendo conteúdo noticioso focado no público feminino. No Facebook, Twitter e Youtube, o canal marca presença oficial, tanto com uma página da GNT quanto com perfis para seus principais programas: GNT Fashion, Happy Hour, Alternativa Saúde entre outros. “A GNT inova mantendo uma rádio on-line, que tem página própria no Facebook, perfil no Twitter e no Orkut, e canal no Youtube”, conta Elizangela.
Com programação baseada em documentários e atrações curiosas, o Discovery Channel está presente no Facebook, Twitter e Youtube, disponibilizando vídeos do canal. No Facebook, atua ainda com páginas segmentadas por públicos e assunto: Turbo, Civilization, Science, Kids – que são canais por assinatura do mesmo grupo – e Mulher, vinculado ao canal Discovey Home&Health.
O canal de notícias GloboNews tem uma página não oficial no Youtube criada por um fã, onde são disponibilizados vídeos da programação. É no Twitter que a emissora marca presença oficial, através do perfil @canalglobonews, e mais outros sete canais voltados a diferentes assuntos: notícias nacionais e internacionais, tecnologia, entrevistas, além dos temas relacionados aos programas Almanaque, Arquivo N e Milênio.
No Twitter, o SporTV tem destaque especial. São 15 perfis segmentados, além do perfil oficial no microblog, página no Facebook e canal no Youtube. “A emissora esportiva aproveita a velocidade do Twitter para criar perfis que atendam a assuntos específicos, como os preparativos para as olimpíadas de 2012 ou o campeonato brasileiro”, observa Elizangela.
Os seriados Warner, Sony e AXN atuam de forma bastante parecida nas redes sociais: mantêm presença oficial no Twitter, Facebook e Youtube. “A Fox, que dedica parte de sua programação aos seriados, está presente apenas no microblog e na rede de relacionamentos, mas mantém uma fanpage exclusiva para o programa Os Simpsons e outra para a série Kdabra.” Assim como a Fox, a HBO transmite seriados entre a programação de filmes e também mantém presença oficial no Twitter e Facebook. E possui ainda outras fanpages para as séries de produção própria, como Game Of Thrones e True Blood.
Já o Multishow, apresenta uma programação de entretenimento, bastante voltada para os jovens, o canal tem presença oficial no Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. No microblog, mantêm outros seis perfis segmentados, além de mais cinco fanpages dedicadas a diferentes assuntos. “O canal conta com uma rádio na internet: a Multishow FM, que oferece as novidades musicais, revela novos estilos, toca os maiores hits e abre espaços para novos músicos e bandas nacionais. Mais uma forma de se fortalecer no segmento de entretenimento em que atua e se posicionar a frente em um mercado que cada vez mais privilegia conteúdo segmentado para públicos específicos”, ressalta Elizangela.