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Redes sociais: destaque para o marketing

Autora: Tamara Costa
Uma boa estratégia de comunicação deve ser pensada como um todo, apesar de muitas instituições esquecerem de incluir as mídias sociais no planejamento. Ato falho, já que estas mídias conquistaram grande crescimento no mercado. Segundo a pesquisa, “Ascensão das Redes Sociais na América Latina”, feita pela comScore, 114,5 milhões de internautas visitaram ao menos uma rede social na América Latina, representando 96% de todos os usuários de internet da região. 
Só no Brasil, mais de 43,9 milhões de internautas acessaram alguma rede social em setembro de 2011, gastando um tempo total de 12,5 bilhões de minutos, ou 4,7 horas por usuário. Desta forma, integrar as mídias sociais em seu planejamento de marketing se torna crucial para o sucesso de qualquer campanha. 
Um dos fatores importantes a ser reforçado, engloba o posicionamento e a mensagem que será transmitida pela empresa, que deve ser condizente em todos os canais, para que a comunicação não seja diferente e se descaracterize, já que cada um deles possui suas ferramentas, que irão interferir diretamente na forma de comunicar a mensagem. Para isso, entender como funcionam essas ferramentas o tornará apto para transmitir a mensagem da maneira mais adequada e eficaz. Para envolver ainda mais seu público-alvo, conte uma “história” através das mídias, aproveitando a peculiaridade de cada uma, já que replicar a mesma mensagem em todos os canais não é uma boa alternativa. 
Além disso, pensar que estar ausente das mídias sociais fará com que as pessoas não comentem sobre a sua marca, é um erro e faço questão de reforçar que, independentemente da marca possuir ou não uma representação oficial nesses canais, o público irá falar sobre ela. Assim, não ignore as mídias sociais e aproveite sempre o feedback, sendo ele positivo ou negativo. 
Com a evolução na forma de se comunicar, não fique com medo do que as pessoas vão falar, já que analisar tais informações irá gerar uma vantagem competitiva a sua empresa. Para isso, faça constantemente a manutenção de seus canais, publique, acompanhe e conheça os seus clientes. As mídias sociais precisam ser atualizadas e monitoradas todos os dias com agilidade. Para não perder a audiência, esteja sempre presente, interaja com o público, responda as perguntas ou indagações, e ofereça informações relevantes e inéditas. 
Dessa forma, desenvolver um trabalho nas mídias sociais, pertinente com a estratégia de marketing da empresa, trará excelentes resultados. Mas não esqueça, contar com especialistas nesta fase é de suma importância para que as ações sejam realizadas da maneira correta. Agora, basta refletir sobre os temas abordados e seguir a tendência das mídias sociais para se destacar no mercado. Boa sorte! 
*Tamara Costa é diretora geral da Linksearch

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