“Para uma PME, ingressar em uma rede social e não ter uma estratégia é dar um tiro no próprio pé”, afirma Flávio Horta, diretor da Digitalks. De acordo com o diretor, ter uma estratégia é saber o que falar e no momento certo, manter uma comunicação constante e também ter um padrão de qualidade para atender o consumidor digital, que não espera o horário comercial para fazer um comentário sobre as empresas. “As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) passaram a ter uma oportunidade de concorrer com as grandes empresas nas mídias sociais, as barreiras de comunicação com os consumidores passaram a ser muito poucas ou nenhuma para ambos”, comenta.
A grande diferença, porém, ainda está no planejamento. “Quanto mais bem planejada uma campanha, mais fácil será contornar crises, entender o consumidor, engajá-lo e fidelizá-lo. Nesse ponto, as grandes empresas estão melhor preparadas, mas nada impede qualquer PME aprender e sair na frente”, reforça Horta. Questionado sobre qual seria o melhor momento para marcar presença nas redes sociais, Horta diz que todos os momentos são certos, principalmente quando o consumidor que falar com a empresa, seja através de um elogio, reclamação, ou uma simples citação. “A hora adequada é aquele em que se consegue surpreender de forma positiva o consumidor digital”, complementa.
Aproveitar a sociabilidade do público para promover de forma positiva a imagem da empresa é fundamental para o sucesso da campanha on-line. Segundo Horta, as pessoas conversam com estranhos nos pontos de ônibus, na rua, na padaria também nas redes sociais e, as empresas precisam aproveitar essa comunicação para entrar nessas conversas de forma construtiva, oferecendo conteúdo e informações que possam ajudar. “O importante é trazer o consumidor para se relacionar com a empresa. As vendas são consequências do bom relacionamento. Um consumidor satisfeito pode muito facilmente virar um advogado da marca, indicando-a e defendendo-a nas mídias sociais”, ressalta.
O diretor indica ainda quais as principais considerações a serem feitas ao se pensar uma campanha nas redes sociais: gerar conteúdo que interesse ao seu público; ser relevante em todos os momentos, ou seja, pesquise que tipo de promoções ou informações que o seu público busca; continuidade: nada mais frustrante para o consumidor do que iniciar uma conversa, oferecer um conteúdo, e depois ser interrompido; mensurar: entender se o que você está fazendo está tendo valor para a marca e se os consumidores estão do seu lado. “As pessoas estão nas redes para conversarem, conhecer pessoas, buscar informações. Acredito que é esse tipo de trabalho que as empresas devem fazer”, conclui.