Reestruturação da Racco passa por novo ERP



Para suportar a estratégia de reestruturação geral da indústria e acompanhar o crescimento de 40% ao ano, a Racco, empresa de cosméticos, adotou o software de gestão empresarial Microsoft Dynamics AX. O objetivo é garantir mais rapidez, otimização e planejamento ao modelo de negócio. A escolha por um novo ERP faz parte de uma reestruturação geral da empresa, que envolve a ampliação das estruturas de produção, marketing, distribuição e tecnologia, assim como a construção de um novo centro de distribuição, que ficará desvinculado da estrutura da companhia.

 

Com um faturamento anual de R$ 350 milhões, a Racco está destinando 10% deste valor para estas novas frentes. O projeto teve início em fevereiro deste ano e a primeira fase, que engloba os processos administrativos, comerciais, de suprimentos e industriais entrou em operação na data prevista, 04 de agosto. A consultoria responsável pelo projeto é a i9 Tecnologia e Inovação Empresarial.

 

A Racco, que vende produtos por meio de uma rede de consultoras, tem como intuito melhorar a gestão de todos os processos, oferecendo rapidez e agilidade no atendimento à rede de vendas. “Após uma concorrência entre as principais fornecedoras do mercado, decidimos pela ferramenta da Microsoft por oferecer uma plataforma integrada ao nosso banco de dados e ao Office, além da fácil interação, alta escalabilidade e identidade visual, que seria adequada ao nosso perfil”, conta Hewerton Elias Martins, gerente de TI da Racco.

 

Outro fator decisivo para a escolha se deu à medida em que a Racco avaliou que a expertise da equipe da i9, tanto na solução quanto no setor em que a indústria atua, seriam decisivos para o sucesso do projeto. “A i9, desde o início do processo de avaliação, mostrou dominar a realidade do nosso mercado e buscou entender com profundidade nossas necessidades específicas, se comprometendo com a visão de futuro da Racco”, ressalta Felipe Rauen, presidente da Racco.

 

Respeitando a filosofia da Microsoft de oferecer uma tecnologia com funcionalidades específicas a cada segmento, aliadas às práticas desenvolvidas mundialmente, a i9 trouxe para o país a vertical de indústria de processos do Microsoft Dynamics AX, que vai atender às particularidades da Racco. “Traduzimos e tropicalizamos para o mercado brasileiro o módulo da indústria de processos. Com isso, a solução passa a ser disponibilizada no Brasil pela Microsoft e está pronta para ser implementada pela nossa equipe de consultores, que são certificados”, comenta Alexandre Marques, sócio-diretor da i9.

 

O projeto, cobrirá até a conclusão da última fase, no final deste ano, não somente os processos internos, tais como o industrial, o administrativo, de finanças, de suprimentos e de logística, como também os processos que suportam toda a rede de distribuição até o consumidor. Para isto foram adquiridos inicialmente 80 usuários concorrentes e a companhia já se prepara para se adequar ao aumento da demanda, prevendo em dois anos elevar esse número para 130.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima