Toda novidade traz um senso de mudança que pode causar boas impressões. Resultado do maior desenvolvimento de tecnologias e da maior conectividade, as startups são, ultimamente, as responsáveis pela vinda desses bons ventos, que trazem inovação ao mercado e maior dinamismo. “As novas tecnologias foram extremamente importantes na criação do ambiente de startups. A MPQuatro, por exemplo, é uma empresa que não faria sentido há dez anos atrás”, afirma Greta Paz, fundadora da startup especializada em conteúdo e estratégia de pequenas e médias empresas para o Youtube.
Junto com o avanço da Internet veio o maior desenvolvimento de equipamentos mais baratos e fáceis, abriu-se uma oportunidade para que mais pessoas procurassem pelo seu espaço, não havendo mais tanta necessidade quanto à especialização do profissional. “As câmeras, por exemplo, ficaram mais baratas, leves e possíveis de serem operadas por somente uma pessoa. Essa é a essência do nosso negócio: a simplificação de processos. As startups são assim também. Elas mudam rápido e precisam ter agilidade”, completa Greta.
Por conta, principalmente, da dinâmica que esse novo tipo de negócio traz ao mercado, as startups criaram uma nova fase mais efervescente, em que os empreendedores possuem mais coragem para se arriscar e investir em uma solução na qual consideram como a necessidade que seus clientes precisam. “Afinal, é muito mais fácil ser ousado quando se é pequeno”, avalia a executiva. “Vejo muitas empresas pequenas fazendo barulho e provocando reflexões no mercado. Elas trazem um novo olhar e muita inovação.”
Mais do que barulho, elas possuem uma visão mais aguçada sobre quais são as brechas que o mercado possui que podem ser aproveitas na criação de soluções. Por exemplo, o fato de ser cada vez maior a obrigação de as empresas estarem presentes nos diversos canais de comunicação fez com que muitas procurassem por startups, como uma maneira mais fácil de conseguirem executar suas estratégias. “Somos o exemplo disso. Não fazemos produções para televisão, trabalhamos exclusivamente com produções para o YouTube para marcas. Fomos os primeiros do Brasil, mas já existe bastante demanda para isso”, conta Greta.
Outra vantagem que há nas startups, por conta de sua estrutura, é que o fato de serem pequenas, as fazem ser menos burocráticas e, com isso, a construção do relacionamento como cliente é maior e o cumprimento das necessidades é feita em um prazo menor. “As startups precisam procurar um nicho. Não dá para focar em tudo! Esse nicho não está só no produto/serviço, mas também no cliente que quer atender”, aconselha Greta.