Já é de conhecimento de todos que o mercado não está fácil. Enquanto os clientes possuem uma vasta gama de opções de marcas, produtos e serviços, as empresas têm de lidar com a grande quantidade de concorrentes e um cenário saturado. Mais do que procurar oferecer um serviço/produto de qualidade e um atendimento eficiente, vem crescendo entre as organizações que é preciso de mais para conseguir fidelização do público. É aí que entra o brand experience, cujo objetivo é ir além de uma ação promocional, em que a empresa surpreende o público e, como resultado, faz com que ele se lembre do que ela tenha oferecido, de sua marca e ainda tenha uma experiência positiva.
No caso da Sky, como explica o diretor de marketing, Marcelo Miranda, o brand experience é utilizado para ativações de plataformas de patrocínio e promoções para a base de assinantes. “A Sky acredita que ambas as situações possibilitam extrapolar a tela da televisão e entrar em contato com o público, seja ele cliente ou não, em suas horas de lazer, quando está curtindo um show, torcendo pelo seu time, ou participando de um evento importante em sua região. Dessa forma, nos aproximamos dele.” A possibilidade de conquistar e fidelizar os clientes já existentes e aqueles em potencial é, inclusive, um dos benefícios dessa estratégia.
Para Miranda, é, ainda, a possibilidade de conseguir criar uma oportunidade de interação com o consumidor, que está cada vez mais participativo. “Acreditamos que ‘falar’ com o assinante fora da TV é uma estratégia que permite interação de forma consistente, criando um vínculo mais profundo entre público e marca”, completa.
Por conta da aproximação que tal estratégia proporciona entre empresa e cliente, o brand experience possibilita que o público crie um vínculo de memória com a marca, resultando, até mesmo, em um envolvimento emocional. Por essa razão que beneficia a empresa, pois se a pessoa já for cliente, ela será fidelizada, e se for um consumidor em potencial, será conquistado. “E estar mais próximo da marca significa que este cliente é mais fiel, mantendo-se por mais tempo na plataforma”, afirma o executivo, acrescentado que já não basta apenas expor produtos ou serviços, “é preciso envolver o consumidor e convidá-lo a participar”. Para a Sky, além dos ganhos à empresa, o diretor expõe que há ainda a chance do cliente participar de experiências exclusivas, que poderiam não ter acesso. “Como encontro com artistas internacionais, visitas à set de filmagens ou uma volta em um carro de Stock Car.”
Com o brand experience, Miranda aponta que é uma forma de a empresa estar presente na vida dos clientes dentro e fora da televisão. “Há anos a Sky vem consistentemente investindo em patrocínio e comunicação com a base de clientes. Essa estratégia está totalmente alinhada com o DNA da empresa. É uma forma de estarmos próximos de conteúdos relevantes para nosso negócio. Dessa forma, conseguimos nos aproximar ainda mais de nosso assinante e do público em geral.”