Relacional cresce no mercado mineiro

0
2

A Relacional Consultoria, especializada em desenvolvimento e gerenciamento de sistemas, sediada no Rio de Janeiro, registra forte crescimento em Minas Gerais. Apenas quatro meses após ter ampliado suas atividades em Belo Horizonte, a Relacional amplia sua carteira de clientes estabelecendo contrato com a GVS-Global Value Soluções (Fiat/IBM), MBR – Minerações Brasileiras Reunidas, Tribunal de Contas de MG e BMF – Belgo Mineira Fomento Mercantil.

O portfólio de clientes locais da Relacional já incluía empresas de destaque como a TIM, na qual dois novos projetos de BI também foram fechados, e a Viação São Geraldo, entre outras. Segundo Antonio Luiz Camanho, diretor de consultoria corporativa, a conquista dos novos contratos consolida os negócios da Relacional em Minas e confirma que as empresas do estado estão investindo firmemente em tecnologia da informação como diferencial competitivo e fundamental para seu crescimento.

Por sua atuação ampla na área de TI, a Relacional inclui os segmentos de consultoria corporativa em TI, desenvolvimento de projetos em diferentes plataformas, projetos web, portais corporativos, outsourcing em regime de SLA (Service Level Agreement), projetos de BI e CRM, complementação de equipe e treinamento técnico.

No caso da GVS – Global Value Soluções – empresa de tecnologia da informação, resultado de joint venture mundial entre o Grupo Fiat e a IBM, a Relacional conquistou dois importantes contratos. No primeiro, já em curso, transfere tecnologia através do desenvolvimento de um projeto estratégico de business intelligence, baseado em datawarehouse, atendendo às necessidades da Fiat Automóveis.

Um segundo contrato acaba de ser assinado com a GVS, nesse caso para um sistema voltado a simulações na cadeia produtiva da Fiat. Ambos os projetos estão baseados integralmente em tecnologia Oracle. Para a MBR, empresa de mineração de ferro do Grupo Caemi, a Relacional estará desenvolvendo, para a área comercial da empresa, o projeto Marketing Intelligence no segmento de BI. Paralelamente, a unidade de Consultoria Corporativa, inicia um projeto de assessoria e apoio ao Planejamento de TI da MBR para o biênio 2003/2004.

Já o trabalho que se inicia para o Tribunal de Contas de MG envolve a alocação de uma equipe especializada na área de tecnologia. “Já de início observamos que a sintonia estabelecida com a direção de TI do Tribunal possibilitará, além de um excelente relacionamento de parceria, agregar tecnologia de forma crescente à instituição”, afirma Camanho.

Para a BMF – Belgo Mineira Fomento Mercantil, a Relacional já concluiu o Plano de Tecnologia e Sistemas da empresa, provendo o direcionamento estratégico e os orçamentos de TI para os próximos dois anos.

Posicionada como a 18ª maior empresa de integração e desenvolvimento, segundo o ranking 2002 da revista InfoExame, a Relacional ampliou suas atividades este ano, com o ingresso no mercado de Minas e expansão do escritório em São Paulo, tendo registrado já no primeiro trimestre do ano um crescimento de 53% no faturamento.

A previsão é chegar ao final de 2002 com um incremento de 67% em relação ao verificado no ano passado. “A demanda por soluções na área de internet, bem como o desenvolvimento de projetos e aplicativos para gestão empresarial continuam em alta, tanto no setor público quanto privado”, explica Gaspar A . M. Bernardo, presidente da empresa.