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Relacionamento no mobile

Oito em cada dez consumidores desejam ter mais interações comerciais por meio de dispositivos móveis com bancos, operadoras de telecomunicação, varejistas, companhias de serviços públicos e outras organizações. O número foi o resultado de uma pesquisa realizada pela SAP em 17 países. 
Embora as conclusões indiquem que os consumidores querem mais serviços de comércio por meio dos celulares em todo o mundo, os elementos que impulsionam ou causam barreiras para a adoção mais ampla dos telefones celulares variam dentro de diferentes países e setores. Mercados emergentes, como África do Sul, Arábia Saudita e China apresentam um ritmo mais acelerado de mudança, com 96% dos entrevistados expressando o desejo de usar o celular para comprar bens ou serviços. Em mercados maduros (Japão, Estados Unidos, Alemanha, França, Austrália, Reino Unido) este índice é inferior, chegando a 59%.
 
De modo geral, o estudo revela que 64% consumidores estariam mais propensos a elevar o uso de serviços de comércio móvel se tivessem mais escolhas de meios de pagamento. Para 51% dos entrevistados, se os pagamentos móveis fossem aceitos por mais varejistas isso também contribuiria para um maior uso do serviço. Outras conclusões do estudo que chamam a atenção é que 41% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que é fundamental receber atualizações regulares de ofertas e conteúdos e 32% apontam que sentem a necessidade das empresas incentivarem mais a compra de produtos e serviços pelo canal móvel.
O estudo também revela importantes conclusões sobre o que impede os consumidores de usar mais serviços e transações comerciais móveis. Quase a metade dos entrevistados em todo o mundo (46%) indicou que não gostam de fornecer muitas informações pessoais. Outras barreiras apontadas: 45% das pessoas se preocupam com a questão da segurança das informações e 43% indicam a falta de acesso à Internet no momento da transação como outros fatores que dificultam o uso do serviço.
Para Fabian Valverde, diretor de mobilidade da SAP Brasil, os consumidores estão exigindo mais serviços de comércio móvel e também esperam utilizar os dispositivos móveis de maneira mais simples e eficaz. “A tecnologia móvel é um canal de comunicação ´tudo em um´, agregando cartão fidelidade, dinheiro, rastreador de localização e cartão de crédito. Desta forma a mobilidade oferece às empresas uma ótima oportunidade de se conectarem aos consumidores exclusivamente via celular ou como parte de uma mistura multicanal”, diz.
O estudo destaca também que 63% dos consumidores estão usando seus aparelhos em atividades diferentes do que apenas fazer ligações e enviar mensagem de texto. Metade dos usuários de celulares (50%) acessa a Internet pelo menos uma vez por dia pelo telefone e quase um terço (32%) usam o aparelho para comprar produtos ou serviços. 
Com a tecnologia gerando crescentes níveis de sofisticação, consumidores em todo o mundo estão cada vez mais utilizando os telefones celulares como uma peça fundamental na comunicação e nas transações. 80% dos consumidores concordam que as empresas devem usar qualquer tecnologia disponível para tornar mais fácil a vida de seus clientes.
Bancos
Excluindo-se as chamadas de voz, metade dos proprietários de dispositivos móveis usam seus equipamentos para pagar contas (55%), fazer transferências bancárias (52%) e abrir uma nova conta (48%);  Para incentivar transferências bancárias por meio do telefone móvel, as instituições financeiras devem prestar serviços por menor custo (25%) e personalizados (22%) 

Varejo
Esse é um importante foco do comércio móvel. As principais áreas de interesse apontadas pelo estudo são: serviços de entretenimento (43%), download de música (40%), livros ou e-books (40%) e vestuário (39%); Os usuários são encorajados a comprar produtos usando seu celular por meio de serviços de baixo custo (29%), ofertas exclusivas (25%) e cupons de desconto (22%).
Telecom 
Mais da metade dos usuários (52%) concordam que as atividades de pagamento móvel vão aumentar quando eles tiverem maior confiança na segurança móvel, com 39% dos entrevistados exigindo mais segurança no uso do celular como um meio de agamento.

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Relacionamento no mobile

O uso de dispositivos móveis por consumidores para se comunicarem com as marcas no Twitter já é comum quando comparado ao de computadores domésticos, como PCs e notebooks. A constatação vem do estudo “Top Apps”, produzido pela área de Social CRM da E.life. Baseado em mensagens coletadas entre os dias 13 e 20 de agosto, por meio do software E.life Buzzmonitor, o estudo identificou as plataformas e os aplicativos que os internautas mais utilizam para interagir com grandes empresas no Twitter.  Fizeram parte da análise marcas de quatro diferentes segmentos: bancos, e-commerce, fast food e telefonia. Dois deles, com grande destaque na comunicação por dispositivos móveis. 
Primeiro, as redes de fast-food, grupo em que apenas o aplicativo Foursquare (utilizado especialmente em smartphones e tablets para check-ins dos locais frequentados) foi responsável por quase metade das menções (49%). Se somadas as publicações feitas por aparelhos com sistemas Android e iOS, esse número sobe para 68%. 
Em relação aos bancos, 41% das interações no Twitter foram realizadas a partir dessas plataformas mobile, em especial, os Androids (19%) e iOS no iPhone (12%). Logo atrás vêm as empresas de telefonia, com 37%. A categoria que teve números menos expressivos nesse quesito foi a de e-commerce, em que 28% das interações vieram de smartphones ou tablets. 
“O estudo mostra que as pessoas, mesmo em trânsito ou dentro dos próprios estabelecimentos, interagem com as marcas na internet. Com isso, as empresas deverão investir cada vez mais em marketing que integre ações on e off line, bem como em aplicativos para aparelhos móveis”, comenta Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.
Os principais aplicativos e plataformas utilizados para interação com as marcas no Twitter são:
Bancos
Web (navegador para PCs ou notebooks) – 50%
Android (sistema operacional para smartphones e tablets) – 19% 
iPhone (smartphone da marca Apple) – 12%
Foursquare (aplicativo para smartphones) – 6%
Tweetdeck (aplicativo para PCs, notebooks e smartphones) – 3%
iPad (tablet da marca Apple) – 2%
Mobile Web (uso da internet a partir de um dispositivo móvel) – 2%
E-commerce
Web – 50%
Android  – 15%
Tweetdeck – 11%
iPhone – 9%
Tweetbutton (aplicativo web) – 2%
Mobile Web – 2%
Foursquare – 1%
iPad – 1%
Fast Food
Foursquare – 48%
Web – 25%
Android – 10%
iPhone – 9%
Tweetdeck – 1%
iPad – 1%
Telefonia
Web – 54%
Android – 17%
iPhone – 13%
Tweetdeck – 4%
MobileWeb – 2%
iPad – 2%
Foursquare – 1%
Blackberry (smartphone da marca Blackberry) – 1%
Windows Phone (sistema operacional para smartphones) – 1%

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