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Ricoh utiliza tecnologia WAP para agilizar atendimento

A Ricoh, empresa de sistemas multifuncionais e impressoras lasers coloridas, implanta sistema de gestão de ordens de serviços via tecnologia WAP. Com o novo sistema, a Ricoh terá agilidade no atendimento técnico ao cliente corporativo, o sistema fará automaticamente a seleção do profissional que estiver mais próximo ao local do chamado. Os técnicos da empresa poderão fazer consultas do histórico das ordens de serviço, da disponibilidade de estoque das peças necessárias e até mesmo a colocação de um pedido, diretamente do celular. Inicialmente, o sistema de ordens de serviço via tecnologia WAP será utilizado apenas na grande São Paulo, onde a empresa mantém uma estrutura de atendimento com cerca de 20 técnicos e mais de 6.000 usuários.

Neste sistema foram investidos R$ 150 mil e a previsão da Ricoh é aplicar outros R$ 170.000 para estender o benefício ao atendimento dos clientes corporativos no Rio de Janeiro, Brasília e, no segundo semestre de 2004, para toda rede autorizada – mais de 400 técnicos em todo o País. Com o novo sistema, o cliente faz um chamado na Central de Atendimento Corporativo Ricoh, que envia via WAP a Ordem de Serviço ao técnico que estiver mais próximo do local para atendimento da solicitação. Após análise do equipamento, o técnico consulta o estoque de peças por meio do celular e, se necessário, solicita a entrega da mesma no cliente. Para implementação do sistema em todo o País, a Ricoh investirá cerca de R$320.000, e espera reduzir cerca de 10% dos seus custos mensais administrativos e com a locomoção dos técnicos e prover um melhor atendimento buscando com isto a satisfação de seus clientes.

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