Samarco implementa software de gestão SAP

0
4

Fazer diferente de uma forma já considerada eficiente e adotar novos procedimentos. Este foi o desafio da Samarco, exportadora transoceânica de minério de ferro, ao partir para a implementação do software de gestão SAP. Após um treinamento que superou a marca das 23 mil horas, mais de 870 usuários aprenderam novos conceitos e se prepararam para substituir as antigas planilhas de Excel e alguns sistemas desenvolvidos anteriormente.

A Samarco optou por se adequar ao software de gestão da informação, evitando customizações e reduzindo custos. Essa foi a estratégia de adesão total ao SAP, sem prejuízo para o negócio da Samarco. Como resultado, a empresa conseguiu a implementação, em um curto prazo de tempo (sete meses), de sete módulos de sistema: vendas e distribuição, planejamento de produção, financeiro e controladoria, recursos humanos, gerenciamento da qualidade, gerenciamento de manutenção e suprimentos.

O nome dado ao projeto, “Integra”, escolhido no início pela própria equipe, reflete como tudo aconteceu internamente. O trabalho não só ocorreu de forma integrada como se beneficiou das trocas culturais entre profissionais de diferentes locais do país. No auge do processo, 130 pessoas trabalharam juntas. Apesar do ritmo intenso e do escopo do projeto, tudo aconteceu conforme o planejado. Na Samarco, os empregados foram definidos um a um, de acordo com competência técnica e perfil, o grupo de trabalho era heterogêneo, de diversos cargos e vindos de todas as áreas da empresa para se dedicarem ao projeto.

A implementação do SAP veio para simplificar os processos dentro da Samarco, trazendo boas práticas e colocando a informação ao alcance de todos. O nível técnico operacional tem acesso ao módulo “Employee Self-Service”, que funciona como uma conta corrente de um banco. Ali o empregado se serve de informações sobre o seu desempenho, benefícios, emite contra-cheques e tudo o que precisar em relação ao seu dia-a-dia e histórico na empresa. Também as empresas que atuam dentro das unidades da Samarco como contratadas, vão utilizar o SAP.

A implementação do software foi o resultado de um consórcio formado pela SAP e a HP, com contrato assinado em abril de 2003. Coube à SAP a implementação do sistema SAP R/3, cujo valor total alcançou o patamar de R$ 20 milhões. Da HP, a Samarco comprou o serviço de operação de toda a infra-estrutura de TI para implementação do SAP. Este contrato específico, em torno de R$ 18 milhões, é válido para os próximos cinco anos.

Apesar de por em prática o projeto do SAP, o trabalho da equipe continua por mais seis meses para a implantação de módulos mais avançados. Além do Business Inteligence (BI) está prevista a implementação do Controle Avançado da Tesouraria (CFM); o EHS para gestão de meio ambiente e segurança do trabalho e o APO para integração de todo o planejamento de vendas e produção da empresa. Com isso, a Samarco quer chegar a 2005 na vanguarda da tecnologia e da gestão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEtek tem nova gerente de marketing
Próximo artigoIbef/SP lança site