Sanepar estrutura-se com tecnologia BI

0
0

Avaliar o desempenho de todas as suas atividades era o objetivo da Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar. Para tanto, buscou novo modelo de gestão. Mais do que produzir dados estatísticos para gerentes e diretores, trata-se de um sistema de monitoramento dos desempenhos das Unidades de Negócio que integra os interesses dos usuários com a estratégia geral da companhia e seus acionistas (governo e iniciativa privada). A tarefa de transformar essa proposta em software, com as ferramentas da tecnologia de business intelligence (BI), ficou a cargo da SofHar, empresa paranaense especializada em desenvolvimento de sistemas. Este projeto recebeu o prêmio da Microsoft como Melhor Solução de Business Intelligence da América Latina em 2002, anunciado agora em julho.

O novo sistema é, na verdade, um portal intranet para diretores, gerentes e colaboradores, no qual as informações podem ser consultadas e compartilhadas, com acesso simplificado para extração de informações individualizadas e consolidadas, para análises de tendências, projeções e simulações de resultados. Ele compara, também, os valores realizados e metas a serem alcançadas. E faz o acompanhamento de planos de ação para os vários níveis de operação da empresa. Um mecanismo de alertas do sistema sinaliza às gerências e diretoria quando o desempenho se distancia dos pontos definidos.

A Companhia opera em 342 dos 399 municípios do Estado do Paraná mantendo Contratos de Concessão, cujos resultados e performance são monitorados pelo Sistema de Gestão em 623 localidades que representam uma população de 7,6 milhões de pessoas com água e 3,2 milhões com esgotamento sanitário. Abel Correa de Oliveira, idealizador do sistema e membro da diretoria da SANEPAR, conta que o trabalho de criar ferramentas de BI para medir desempenhos de todas as Unidades de Negócio traz considerável facilidade para tratar das complexidades que o saneamento requer.

Todos os itens de produção da Companhia – ligações de água, novas instalações, manutenção – são monitoradas e compõem a base de dados.
Os aplicativos de BI criam facilidade de visualização dos desempenhos através de ambiente Microsoft utilizado pela SofHar no projeto. A Sanepar concebeu a modelagem do sistema de gestão e, em parceria com a PUC – PR, elaborou um projeto dentro de conceitos consagrados no mercado mundial de negócio e acadêmico.

Assim, um valor como a regularidade – é produzir água na quantidade, qualidade e de forma contínua (produzir água demais ocorre desperdício e produzir menos que o necessário não atende a população) – foi traduzido em indicadores quantitativos para compor a base de dados. A Sanepar tem como principal acionista o governo do Estado do Paraná, mas conta também com capital privado em sua composição. O exercício de 2001 foi encerrado com lucro líquido de R$ 152,1 milhões.