Santa Amália automatiza RH

0
20

A indústria de massa de Minas Gerais, O Pastifício Santa Amália, que também fabrica variedade de produtos alimentícios, enfrentou difícil experiência para modernizar a sua área de RH. Há cerca de três anos elegeu uma solução de Folha de Pagamento, investiu milhões de reais na sua aplicação e constatou a ineficácia do sistema eleito, fato muitas vezes comum quando a tecnologia não é o core business da empresa, e sim um recurso para a otimização dos processos. Na ocasião, analistas e gerentes não conseguiam sequer gerar relatórios básicos e as atualizações e o suporte oneravam a planilha de despesas. Ao analisar que o investimento realizado não trouxe resultados, a indústria alimentícia decidiu mudar.
Foram 12 meses até que uma nova negociação fosse concretizada, desta vez com a Diretriz, distribuidora mineira da Senior Sistemas, empresa catarinense desenvolvedora de sistemas corporativos e soluções para a área de Recursos Humanos. “Foram dezenas de reuniões, inclusive visitas em clientes, localizados em São Paulo, para demonstração in loco dos softwares da Senior”, conta o representante comercial Edson Sarto Brito.
Desde abril do ano passado, o RH da Santa Amália vem passando por grandes transformações, a partir da adoção de dois sistemas da Senior, o Rubi e o Ronda, que integram a solução completa Vetorh, para a Gestão de Recursos Humanos. O Rubi é um sistema de administração de pessoal completo, que permite o controle dos colaboradores em todos os estágios, legais e gerenciais, abrangendo todo o departamento de pessoal, gerenciando desde a admissão, transporte, férias e folha de pagamento, até a rescisão contratual. Esta solução processa a folha de pagamento dos 1200 funcionários da Santa Amália espalhados em oito unidades da companhia. Já o Ronda, administra e automatiza a apuração do ponto, a utilização do refeitório, o controle do acesso às instalações da empresa e o controle da frota de veículos.
A mudança conseguiu reverter o processo, “hoje, tudo flui, com muita praticidade e melhor visualização, rapidez de acesso às informações que se tornaram confiáveis por meio de relatórios gráficos e outros recursos. Temos uma avaliação real de todos os processos que envolvem os nossos colaboradores”, diz Carlos Roberto Laudino, gerente administrativo da Santa Amália.
Já nos próximos meses a Santa Amália irá incrementar o seu RH com outros recursos do Vetorh, a exemplo dos módulos de medicina, segurança do trabalho, treinamento, recrutamento e seleção, este último já com a ferramenta RSWeb, que permite o recrutamento e seleção via internet.