São Bernardo lança programa de inclusão digital

0
4

A Prefeitura de São Bernardo formalizou parceria com o Senac São Paulo para implementar o programa de inclusão digital On-Line Cidadão. Trata-se da instalação de quiosques conectados à internet em locais de fácil acesso ao público, para que as pessoas possam consultar gratuitamente todo tipo de informações e serviços. O projeto-piloto terá dois quiosques instalados no saguão da Prefeitura, no Paço Municipal. A expansão do projeto para outros 60 pontos do município, nos próximos seis meses, depende da efetiva parceria com a iniciativa privada, através de patrocínios.

O acesso será feito por cartão magnético, adquirido por uma taxa anual de R$ 2, que posteriormente deve ser trocado nos postos de cadastramento. A navegação é livre, exceto a sites pornográficos e que incitem a violência. Qualquer um pode participar, pois o sistema tem instruções didáticas para os iniciantes. Basta introduzir o cartão magnético na máquina, digitar a senha pessoal e, por fim, acessar qualquer site para pesquisa, durante 30 minutos diários por um ano.

De acordo com o prefeito, Dr. William Dib, o convênio colocará o munícipe em contato direto com serviços públicos e informações. “Vamos dar um salto, tanto na área tecnológica quanto na área social do município, promovendo um serviço eficiente ao cidadão e diminuindo a exclusão social”, disse. Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia, a exclusão tecnológica atinge 95% da população brasileira.
Um dos patrocinadores do projeto e a Symantec do Brasil, que fornecerá licenças do Norton Internet Security para garantir a segurança do terminal contra ataques de vírus, hackers e demais ameças da internet, evitando que isso atrapalhe o usuário.

O software Norton Ghost também será utilizado nos terminais como um backup em caso de falhas no sistema. “Ficamos satisfeitos em participar de um projeto que visa a inclusão digital. O Senac é uma instituição que está sempre à frente nesse tipo de iniciativa e a Symantec não poderia ficar de fora”, afirma Wagner Tadeu, diretor comercial de enterprise e SMB division da Symantec do Brasil.