SAP Fórum reúne mais de cinco mil pessoas

0
4


Mais de cinco mil pessoas estiveram presente durante os três dias de SAP Fórum, que terminou hoje em São Paulo. O evento contou com a participação de clientes e parceiros que puderam discutir casos de sucesso e conhecer as soluções da companhia para diversos seguimentos como indústria, varejo e setor financeiro. Com o tema “Salto para o futuro – o desafio da era dos negócios”, o evento teve foco nas pequenas e médias empresas e discutiu os passos necessários para que as companhias integrem cada vez mais a tecnologia da informação em todas as atividades de negócio.

“O tema escolhido diz respeito ao papel da SAP de ajudar as empresas a darem esse salto em direção ao futuro. A colaboração da companhia nesse processo consiste na oferta da estrutura básica e necessária para isso, agregando expertise, controle e segurança” afirmou o presidente da companhia, José Ruy Antunes, durante a abertura do Fórum.

Um dos destaques do SAP Fórum 2007 foi o anúncio da parceria entre SAP, Sun Microsystems, Serasa e Neoris para oferecer ao mercado o Bureau de Serviço de Gestão de Notas Fiscais Eletrônicas feito no segundo dia do evento. Em operação conjunta, as quatro empresas fornecerão uma solução para a administração do processo de uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A parceria viabiliza às companhias o acesso à uma solução que envolve toda a infra-estrutura, hardware, aplicativos e certificação digital para o processo de uso da NF-e, sem que as empresas precisem se preocupar em criar essa estrutura internamente.

O Fórum também teve como destaque a palestra do especialista do MIT – Media Lab, Michael Schrage. A apresentação abordou o tema da inovação, sob as perspectivas do papel de liderança e da gestão de riscos. Em tom provocante, Schrage conquistou a atenção da platéia contrariando o senso comum e discorrendo sobre a questão da inovação sob o enfoque de um observador do comportamento das empresas e especialista no desenvolvimento de modelos empresariais. Inovação, para ele, não é aquilo que os “inovadores” fazem, mas sim o que os clientes adotam. Ou seja, inovar não significa dar mais opções de escolha para o cliente, mas sim agregar maior valor ao uso que o cliente faz dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Além disso, clientes de diferentes portes e segmentos de indústria – entre eles Klabin, Colgate, Arcelor, Grupo Neoenergia, O Boticário e Votorantim revelaram os resultados já obtidos com a aplicação de soluções SAP e como pensam o futuro a partir do novo patamar já consolidado. Parceiros SAP também estiveram no fórum para apresentar cases e soluções. Entre as empresas presentes, a HP apresentou suas novas soluções para ambientes SAP baseadas em arquiteturas orientadas em serviços – Enterprise SOA. A Accenture participou com cases de sucesso na implementação de soluções SAP, realizada em empresas como Unilever, COPASA e Braskem. A IBM, por sua vez, mostrou as ofertas de infra-estrutura, software e consultoria especialmente desenvolvidas para ajudar os clientes a obterem o maior retorno sobre os seus investimentos em soluções de negócio SAP.